A Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP) realizou, na última quarta-feira (22), o balanço das três etapas da “Operação Sceleratus’, que foram deflagradas em julho, outubro e dezembro deste ano. As ações resultaram na prisão de 27 pessoas e na apreensão de 25 armas. O balanço das operações foi detalhado em entrevista coletiva, na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.
A Operação Sceleratus atuou de forma a reprimir e, assim, prevenir crimes contra o patrimônio, sejam eles roubos a transporte coletivo, comércio, bancos ou pessoas.
O titular da DRCCP, delegado Gabriel Monteiro, falou sobre a terceira fase da operação, que foi deflagrada no início de dezembro. “Foram oito armas, munições e uma submetralhadora tiradas de circulação, além de 11 criminosos presos, em sua maioria, por crimes contra o patrimônio”, conta.
O delegado ainda ressaltou que a Operação resultou na recuperação de mais de um milhão e meio de reais, em espécie e em mercadoria, que foram ressarcidos às vítimas.
O delegado-Geral da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), José Darcy Arruda, destacou a importância do trabalho da equipe. “Quero parabenizar a equipe pelo trabalho que está sendo feito. O Departamento de Investigações Criminais (Deic) tem trabalhado bastante nesse segmento e também recuperando mais de 1 milhão e meio em bens. Isso faz com que a economia volte a se movimentar. Então, é um trabalho que gera consequências em todos os setores, não só na segurança pública, mas também na economia do Estado”, afirmou.
Balanço DRCC
Além da operação, ao longo do ano, a DRCC apreendeu 42 armas e prendeu 154 pessoas, tendo resolutividade de 100% nos roubos a bancos, além da queda de 50% no número de latrocínio e 5% de redução de roubos em transporte coletivo, em comparação ao ano de 2020.
“Foi muito Importante, porque ano passado foi um ano de pandemia, então, o número de pessoas circulando era menor em comparação a este ano. Mesmo assim, nós conseguimos reduzir esses números. O Deic trabalhou incansavelmente e continuará trabalhando para trazer paz a toda sociedade civil”, informou o delegado Gabriel Monteiro.
Texto: Victória de Andrade Meireles, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini / Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27)99231-5157
comunicapces@gmail.com
Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.