PolíciaCentral de Teleflagrante passa a receber ocorrências do PEM - Notícias da...

Central de Teleflagrante passa a receber ocorrências do PEM – Notícias da Polícia Civil ES

A partir das 7 horas da manhã desta terça-feira (09), as ocorrências entregues no Plantão Especializado da Mulher (PEM) serão processadas na Central de Teleflagrante da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES). A mudança acompanha o processo de otimização de recursos e redistribuição de efetivo policial, iniciado em 2021.

Com a integração da unidade ao Teleflagrante, as ocorrências de violências doméstica e familiar registradas na Região Metropolitana da Grande Vitória continuarão sendo entregues na Delegacia do PEM, localizada na Ilha de Santa Maria, em Vitória. Policiais militares, guardas municipais ou outros agentes de segurança deverão se dirigir à Delegacia, conduzindo as partes envolvidas, como sempre ocorreu.

Na Central de Teleflagrante da PCES, um delegado e um escrivão farão o atendimento remotamente, ouvindo os conduzidos por meio de videochamada e adotando as providências cabíveis. Caso haja autuação em flagrante, o detido permanecerá no PEM, aguardando a transferência para a unidade prisional, conforme já ocorre atualmente.

“A Central de Teleflagrante tem se mostrado uma ferramenta eficaz para a otimização dos recursos humanos da Polícia Civil. Desde sua implantação, temos conseguido remanejar policiais e delegados que, antes, ficavam ociosos em plantões muitas vezes pouco produtivos. Com a adesão do PEM, teremos condições de dar continuidade a este processo”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

Atendimentos no PEM

Atualmente, o Plantão Especializado da Mulher funciona 24 horas e é a unidade da Polícia Civil responsável por receber ocorrências de violência doméstica e familiar. A delegacia recebe, prioritariamente, situações flagranciais em que o agressor é conduzido, mas também está de portas abertas para que vítimas registrem boletins de ocorrência que vão dar início às investigações.

Com a mudança, a delegacia continua funcionando 24 horas e qualquer pessoa receberá atendimento. A unidade já conta com uma assistente social de segunda-feira a sexta-feira, das 08 às 18h, prestando apoio e orientação às vítimas que buscam atendimento no local e essa assistência será mantida.

A Central de Teleflagrante

Em setembro de 2021, o Governo do Estado deu início ao projeto-piloto da Central de Teleflagrante. A partir da implantação, ocorrências entregues nos plantões das Delegacias Regionais passaram a ser processadas por delegados e escrivães de forma remota, dando celeridade aos procedimentos e possíveis autuações de conduzidos. Nas Delegacias Regionais, equipes de policiais civis com treinamento específico recebem as ocorrências, gerenciam a comunicação remota e conduzem os envolvidos.

Com a entrada do PEM, a Central de Teleflagrante passa a reunir todas as Delegacias de Polícia Civil que funcionam em regime de plantão 24 horas.

Texto:  Camila Ferreira  


Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Marcelo Rosa
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 

comunicapces@gmail.com   



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

spot_img

Top 5

Confira Mais

Governo do ES abre 2.000 vagas no Programa Jovens Valores com bolsa de até R$ 1.081,51

Abertas as Inscrições para o Programa Jovens Valores Estão abertas...

Roraima decide governador tampão em eleição deste domingo

Roraima retorna às urnas neste domingo (21) para uma...

Colômbia elege neste domingo novo presidente para mandato 2026-2030

Colômbia Se Prepara para Escolha do Novo Presidente em...

Produtores do ES devem atualizar rebanho até 30/06 para evitar multa

Atualização Cadastral de Rebanho em Risco de Inadimplência no...

Polícia Civil resgata cães em situação de crueldade em Vila Velha

Polícia Civil Realiza Operação "Maus-Tratos" e Resgata Cães em...

Alemanha supera Costa do Marfim e avança para a fase eliminatória

Alemanha supera Costa do Marfim em emocionante virada e...

Atenção do Governo do ES para saúde de crianças e idosos no inverno 2026

Início do Inverno de 2026: Atenção redobrada para...

Polícia Civil realiza operação e prende investigada por tráfico em Ibitirama

Polícia Civil realiza operação contra tráfico de drogas em...

Oposição ganha destaque na Câmara de Vitória em meio a mudanças políticas.

Em pouco mais de dois meses desde o início...