Meio AmbienteCarreta de ácido sulfúrico é retirada do Rio Tocantins após colapso

Carreta de ácido sulfúrico é retirada do Rio Tocantins após colapso

Retirada de Carreta com Ácido Sulfúrico Marca Avanços na Recuperação Após Desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek

Quase dez meses após o trágico desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Maranhão e Tocantins e resultou na morte de 14 pessoas, uma etapa importante foi concluída com a retirada da carreta de ácido sulfúrico envolvida no incidente. A operação de resgate foi finalizada na última segunda-feira (20), após uma complexa mobilização que teve início no sábado (18). O incidente, que ocorreu em dezembro do ano passado, também deixou três vítimas desaparecidas e fez com que sete veículos caíssem nas águas do Rio Tocantins, entre eles caminhões carregados com substâncias perigosas.

A retirada da carreta envolveu um extraordinário esforço da equipe de mergulhadores, que utilizou uma técnica de reflutuação com balões projetados para suportar até cinco toneladas. Além da carreta, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também removeu a parte dianteira do caminhão e três recipientes de agrotóxicos. Para a operação, foram utilizados geradores, uma lancha, uma balsa de apoio, guindaste e escavadeira, demonstrando a complexidade e a seriedade do trabalho realizado.

É importante destacar que, entre os veículos que caíram no rio, três estavam transportando uma carga total de 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de agrotóxicos. Apesar dos riscos ambientais associados a essa carga, uma nota conjunta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) assegura que as análises da água não detectaram alterações no Rio Tocantins. As autoridades afirmaram que a diluição natural do ácido sulfúrico não causou impacto negativo ao ecossistema local.

A recuperação da ponte está a todo vapor, com mais de 75% da obra já executada. A previsão é que a nova estrutura seja entregue até o final deste ano, visando restabelecer a vital ligação entre as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).

Com a recuperação da carreta e dos outros veículos submersos ainda por realizar, a expectativa é que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realize os devidos procedimentos legais a partir da recuperação. A continuidade da dragagem será necessária para retirar uma carreta completa, uma caminhonete e duas motocicletas que ainda se encontram submersas.

Carreta é retirada do Rio Tocantins dez meses após colapso da Ponte JK

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Incaper apresenta Boletim da Conjuntura Agropecuária 2025 no ES

Desempenho da Agropecuária no Espírito Santo em 2025 é...

Cachoeiro investe em projetos para valorizar o Corredor Cultural Roberto Carlos

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está intensificando projetos...

Juventus faz investida forte para garantir Riccardo Calafiori, alvo do Chelsea!

Juventus mira na contratação de Riccardo Calafiori, do Arsenal A...

Marataízes comemora o início das inscrições da CNH Social 2026

Inscrições para o Programa CNH Social 2026 Estão Abertas...

Mudanças importantes na declaração do Imposto de Renda 2026 reveladas

Receita Federal Anuncia Novas Regras para o Imposto de...

Fachin enfatiza integridade de juízes na vida pública e privada

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson...

Adolescente é autuada por denunciação caluniosa em Marataízes, ES

Adolescente é Autuada por Denunciação Caluniosa Após Acusação Falsa...

Marataízes comemora o início de projeto de leitura nas escolas

Marataízes dá início ao Pacto de Aprendizagem com espetáculo...

Livros didáticos do PAES são entregues a alunos em Marataízes

Entrega de Livros Didáticos Mobiliza Crianças na Praia dos...