7 de fevereiro de 2026
PolíticaPolítica | Nome de André Mendonça ao STF é aprovado da CCJ...

Política | Nome de André Mendonça ao STF é aprovado da CCJ no Senado


Foi aprovado hoje (1º)  o nome do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União André Mendonça  pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado Federal. O evento, que durou cerca de 8 horas, teve votação secreta. Dos 27 presentes, 18 votaram a favor de Mendonça, outros 9 contra.

Na última parte da sabatina, vários senadores anteciparam publicamente o voto, entre eles Simone Tebet (MDB-MS), Jorginho de Mello (PL-SC), Orioristo Guimarães (Podemos-SP) Eduardo Gião (Podemos-CE). Eles destacaram a humildade e reputação ilibada do candidato à vaga do Supremo Tribunal Federal (STF).

Drogas

Questionado sobre uma eventual descriminalização do uso de drogas no Brasil – sem especificar quais seriam -, Mendonça disse ter convicção de que as drogas fazem mal às pessoas e que devem haver políticas públicas para seu combate.

Direito à vida e eutanásia

Embora tenha dito que o direito a vida deve ser preservador, Mendonça ponderou que casos de pessoas com idade avançada e que estejam sofrendo com tratamentos devem ser analisados. Porém, declarou ser temerária a adoção da eutanásia como política pública.

Papel do Poder Judiciário

O candidato à vaga no STF ouviu, reiteradamente, manifestações dos senadores a respeito da preocupação com o chamado “ativismo judiciário”, a extrapolação do poder por parte de juízes e do Supremo. Novamente, Mendonça defendeu o respeito ao papel primordial dos poderes: “Cabe ao legislativo legislar”, disse ele, mas esclareceu que isso não significa que o judiário possa se omitir diante de eventuais questões do legislativo. Para ele, o papel do poder judiciário deve ser um papel mais reservado.

Plenário

Após ser questionado e ter passado pela votação pela CCJ do Senado, Mendonça terá o nome submetido ao crivo dos 81 senadores no plenário da Casa. Para ter o nome aprovado nesta etapa, o jurista precisará do apoio de pelo menos 41 dos 81 senadores.

Fonte: Agencia Brasil

Publicação autorizada por Agencia Brasil Conteúdo – Todos os direitos reservados. Copyright © 2020

spot_img

Top 5

Confira Mais

Governo do ES orienta sobre saúde e bem-estar na volta às aulas

Volta às Aulas: Secretaria da Saúde Reforça Importância de...

Anchieta apresenta programação diversificada para o fim de semana no verão 2026

Anchieta se prepara para um fim de semana vibrante...

Polícia Civil de Cariacica prende suspeito com pistola e munições em flagrante

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeito com Arma...

Futevôlei em Cachoeiro: Semifinais emocionantes marcam a Temporada de Areia 2026

Na noite de quinta-feira (5), a arena do bairro...

Chelsea mira Julián Álvarez: oferta de 100 milhões promete agitar o mercado europeu!

Chelsea se Mobiliza para Reforços no Segundo Semestre À medida...

Carnaval 2026 em Anchieta: Programação Diversificada para Toda a Família!

Carnaval 2026 em Anchieta promete diversão para toda a...

Governo suspende dragagem do Rio Tapajós após protestos indígenas.

Governo Federal Suspende Dragagem do Rio Tapajós Após Mobilizações...

Bruno Guimarães: Newcastle pronto para negociação de R$ 567 milhões em janeiro!

Bruno Guimarães em foco: a preocupação dos torcedores do...

BRB entrega ao BC plano para reforçar capital após perdas significativas

Banco de Brasília Apresenta Plano de Capital ao Banco...