Indústria Brasileira de Motocicletas Registra Recorde de Produção em Julho
A indústria brasileira de motocicletas alcançou um marco histórico em julho, com a produção de 190.794 unidades, o maior volume já registrado para um mês de julho. O levantamento foi divulgado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) e reflete um expressivo crescimento de 36% em comparação ao mesmo mês do ano passado e 45,8% em relação a junho deste ano. Esses números destacam não apenas a recuperação do setor, mas também sua relevância econômica no contexto nacional.
No acumulado de janeiro a julho, a produção totalizou 1.254.191 motocicletas, uma alta de 9,9% em relação ao mesmo período de 2025, marcando o melhor desempenho desde 2008. O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, apontou que esse avanço evidencia a capacidade das fabricantes localizadas no Polo Industrial de Manaus de atender à crescente demanda do mercado. Bento ressaltou a trajetória positiva do setor em 2026, reforçando a força e a resiliência da indústria.
Além da produção, o mercado de motocicletas também teve resultados expressivos no varejo. Em julho, foram licenciadas 199.236 motocicletas, cifra que representa um crescimento de 3,1% em comparação com julho de 2025 e 2,6% a mais do que em junho. Para o acumulado do ano, os licenciamentos somaram 1.373.580 unidades, o que corresponde a uma alta de 12,3% em relação ao primeiro semestre do ano anterior.
Em termos de exportação, o setor também apresentou resultados positivos, com um crescimento de 22,8% em relação a julho de 2025, totalizando 3.289 motocicletas exportadas. Esses dados revelam não apenas a recuperação do setor após um período desafiador, mas também a sua competitividade no mercado internacional.
Bicicletas Também Têm Bom Desempenho
O desempenho do setor de bicicletas no mesmo mês seguiu uma trajetória de crescimento. Em julho, foram produzidas 37.413 bicicletas, uma marca 16,6% superior em relação ao ano anterior e 22,8% maior do que em junho de 2025. Contudo, o acumulado de janeiro a julho apontou uma produção de 200.571 unidades, gerando uma retração de 5,7% se comparado ao período equivalente do ano passado. A Abraciclo, apesar da queda, afirmou que a produção está alinhada com o planejamento da indústria para atender a demanda do mercado.
A contínua evolução da indústria de motocicletas e bicicletas no Brasil sublinha a importância do Polo Industrial de Manaus como um centro estratégico para a fabricação e distribuição desses veículos em todo o território nacional e para o exterior.
Produção de motos tem melhor mês de julho da história, diz Abraciclo
Fonte: Agencia Brasil.
Economia

