quarta-feira 18 de junho de 2025
ItapemirimLei Paulo Gustavo - Release PMI

Lei Paulo Gustavo – Release PMI

Lei Paulo Gustavo

Conhea tudo sobre a Lei Paulo Gustavo e acesse os arquivos importantes relacionados ao tema.

A Lei Paulo Gustavo é uma lei complementar brasileira que foi aprovada em 2022 e tem como objetivo fornecer ações emergenciais destinadas ao setor cultural em decorrência da pandemia do COVID-19 1 . A lei recebeu esse nome em homenagem ao ator e comediante brasileiro Paulo Gustavo, que faleceu em 2021 devido a complicações relacionadas ao COVID-19 1.

A Lei Paulo Gustavo foi pensada para simplificar o acesso à verba e acelerar a sua chegada aos fazedores. Ela será executada em parceria com estados, municípios e com o Distrito Federal. O Ministério da Cultura (Governo Federal) é responsável por regulamentar a lei, após escuta de gestores municipais. Ele também recebe e analisa os Planos de Ação submetidos pelos entes federados, repassa a verba a municípios, estados, Distrito Federal após análise técnica e aprovação dos Planos de Ação, e realiza oficinas técnicas de capacitação e mobilização junto aos estados, municípios e Distrito Federal 2.

Os gestores locais (estados, municípios e Distrito Federal) são responsáveis por elaborar Planos de Ação e submetê-los por meio da plataforma TransfereGov. Eles também executam editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços ou outras formas de seleção pública simplificada com a verba recebida. Os fazedores de cultura, por sua vez, submetem ações e projetos aos editais dos entes federativos e executam as ações e prestam contas, nos termos da legislação 2.

Para simplificar a execução da lei, o Ministério da Cultura proporciona ferramentas como o atendimento a gestores locais para esclarecer dúvidas, o fornecimento de minutas, para simplificar a elaboração de editais pelos gestores locais, prestação de contas desburocratizada e segura, e oficinas técnicas de capacitação e mobilização junto aos estados, municípios e Distrito Federal 2.

APROVADA NA CAE – Comissão de Assuntos Econômicos, projeto estende execução da Lei Paulo Gustavo até 2024

(Da Agência Senado | 07/11/2023, 12h12)

>> Relator, Senador Humberto Costa (PT-PE) pediu tramitação em regime urgência para o PL 205/2023

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovouo projeto de lei complementar (PLP) 205/2023, que prorroga o prazo de execução dos recursos na Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195, de 2022) para ações emergenciais no setor da cultura, prejudicado pela pandemia de covid-19. O projeto do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) recebeu relatório favorável do senador Humberto Costa (PT-PE).

Um despacho do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, determinou a tramitação da matéria ainda na Comissão de Educação e Cultura (CE). Mas os integrantes da CAE aprovaram um requerimento de urgência para que a matéria seja votada diretamente no Plenário da Casa.

O PLP 205/2023 estende até o fim de 2024 o prazo para execução dos recursos da Lei Paulo Gustavo destinados a desenvolvimento de espaço ou atividades culturais. O dinheiro pode ser aplicado em serviços recorrentes, transporte, manutenção, tributos e encargos trabalhistas e sociais, por exemplo. A data limite em vigor é dezembro deste ano. De acordo com o projeto, após o fim do prazo, o saldo remanescente das contas criadas para receber as transferências deve ser restituído à Conta Única do Tesouro Nacional em até dez dias úteis por estados, Distrito Federal e municípios.

_“A Lei Paulo Gustavo sobreleva-se como um mecanismo imprescindível de fomento da cultura brasileira, sobretudo após um período que marcou negativamente esta que marca histórica e patrimonial da nossa sociedade. Em que pese muitos considerarem cultura unicamente como forma de lazer, não podemos jamais esquecer de seu papel na formação social e educacional dos brasileiros, uma vez que se trata de um valioso instrumento no processo de ensino e aprendizagem”_, argumenta Humberto Costa no relatório.

A Lei Paulo Gustavo foi criada para incentivar e reaquecer o setor cultural, gravemente afetado pela pandemia de covid-19. O objetivo foi garantir que artistas, produtores e organizadores culturais pudessem retomar a produção cultural. A Lei destinou R$ 3,86 bilhões a estados, Distrito Federal e municípios para o fomento do setor cultural.

Sancionada em 2022, a lei regulamentada apenas em maio deste ano pelo Decreto 11.525, de 2023. _“À vista disso, é notório que os estados, municípios e Distrito Federal não tiveram tempo hábil para se adequar aos requisitos — que conferem idoneidade e transparência à execução orçamentária — sobretudo em razão dos trâmites de transição governamental”_, argumenta o senador Randolfe Rodrigues _*(Líder do Governo no Congresso Nacional)*_.

Fonte: Agência Senado – https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/11/07/aprovado-na-cae-projeto-estende-execucao-da-lei-paulo-gustavo-ate-2024 

Essa é uma postagem da Assessoria de Comunicação Prefeitura de Itapemirim-ES
#Lei #Paulo #Gustavo
Lei Paulo Gustavo

Fonte: Portal Oficial da Prefeitura de Itapemirim

Para mais informações sobre Lei Paulo Gustavo siga nossas redes sociais e saiba tudo o que acontece em Itapemirim. No Capixaba News você sempre recebe as notícias em primeira mão!

Top 5

Confira Mais

Candidatos do PT em Cariacica divergem sobre lições da derrota em 2024

Em Cariacica, a disputa pelo comando do diretório municipal...

Mulher é presa em Marataízes ao tentar abrir conta com documento falso

Mulher é presa em Marataízes ao tentar abrir conta...

Coletivo contesta lei que impõe oração nas escolas de Cachoeiro e busca apoio jurídico.

O coletivo “Não Só Mais Um Silva”, de Cachoeiro...

Real Madrid enfrenta bloqueio nas negociações por Álvaro Carreras com Benfica!

Real Madrid enfrenta impasse na negociação por Álvaro Carreras,...

Vitória acolhe Sustentabilidade Brasil 2025 e destaca Governo do ES na agenda climática

Sustentabilidade Brasil 2025: A Conferência que Reúne Setores em...

Fluminense garante reforço e se prepara para disputa do Mundial com grande expectativa!

Fluminense se Prepara para o Próximo Desafio no Campeonato...
- Advertisement -spot_img