27.4 C
Itapemirim
segunda-feira 29 abril 2024

KENNEDY: Secretaria de Educação promove ação alusiva à Semana da Consciência Negra – Notícias de Presidente Kennedy ES

Presidente KennedyKENNEDY: Secretaria de Educação promove ação alusiva à Semana da Consciência Negra - Notícias de Presidente Kennedy ES


A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Projeto Kennedy Educa Mais e do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Bem Me-Quer, na Comunidade de Boa Esperança, está promovendo nesta semana uma série de atividades em homenagem à Semana da Consciência Negra.

As atividades contaram com a participação de crianças, professores e responsáveis. Foram realizadas apresentações musicais e de dança com instrumentos de origem africana.

O CMEI Bem Me-Quer atende cerca de 150 crianças de 0 a 3 anos de idade. A instituição está localizada na Comunidade de Boa Esperança, em Presidente Kennedy.

A importância da conscientização racial

A conscientização racial é um processo de aprendizado e reflexão sobre as questões raciais. É importante conscientizar as crianças sobre a importância da igualdade racial, pois isso contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Através da conscientização racial, as crianças podem aprender sobre a história e a cultura dos povos negros, bem como sobre os desafios que eles enfrentam. Elas também podem aprender sobre a importância da valorização da diversidade e da luta contra o racismo.

A cultura afro-brasileira

A cultura afro-brasileira é uma parte importante da cultura brasileira. Ela é composta por uma diversidade de elementos, como a música, a dança, a culinária, a religião e as artes.

É importante valorizar a cultura afro-brasileira, pois isso contribui para a preservação da nossa identidade cultural. As crianças devem ter acesso à cultura afro-brasileira desde cedo, pois isso ajuda a construir uma visão mais plural e inclusiva do mundo.

Comunidades quilombolas de Boa Esperança e Cacimbinha preservam cultura e tradição em Presidente Kennedy

As comunidades quilombolas de Boa Esperança e Cacimbinha, localizadas no interior do município de Presidente Kennedy, são exemplos de resistência e preservação da cultura e da tradição afro-brasileira.

As duas comunidades são formadas por famílias descendentes de africanos escravizados. Elas mantêm viva uma série de manifestações culturais, como a capoeira e o jongo.

Uma das principais atividades culturais das comunidades quilombolas de Boa Esperança e Cacimbinha é a capoeira. A capoeira é uma luta afro-brasileira que combina elementos de dança, música e artes marciais. Ela é praticada por pessoas de todas as idades e é uma forma importante de manter viva a cultura africana.

Outra manifestação cultural importante das comunidades quilombolas é o jongo. O jongo é uma dança afro-brasileira que é acompanhada por instrumentos musicais de origem africana. O jongo é uma forma de expressão cultural e social que é importante para a preservação da cultura e da tradição afro-brasileira.

Compartilhe nas redes sociais

Fonte: Espírito Santo Notícias – Notícias de Presidente Kennedy – ES

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas