Em comemoração do Dia Nacional do Folclore – celebrado anualmente em 22 de agosto –, o Museu Vivo da Barra do Jucu promove neste sábado (19), o III Encontro de Bandas de Congo da Grande Vitória, na Barra do Jucu, em Vila Velha. O evento tem como objetivo fortalecer, preservar e transmitir os saberes do congo, uma das principais manifestações da cultura tradicional e popular do Espírito Santo, reconhecido pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) como patrimônio imaterial do estado.
Com presença de sete bandas de congo, a programação tem início às 8h, com chegada e recepção dos grupos na Praça Pedro Valadares. A festividade vai durar o dia inteiro, com café da manhã, roda de conversas, almoço comunitário, muita música e cortejo das bandas, a partir das 15h, percorrendo o Corredor Cultural e Gastronômico da Barra do Jucu, partindo da Ponte da Madalena, indo até a Praia do Barrão, para chegar ao Kintal (barracão do Bloco Surpresa).
O encontro das bandas de congo é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 06/2021 – Culturas Populares e Tradicionais, da Secretaria da Cultura (Secult). O evento conta ainda com apoio da Prefeitura de Vila Velha, da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Tuffy Nader e do Bloco Surpresa.
Banda de Congo Amores da Lua, de Vitória (Foto: Divulgação)
Criado em 2015, o Museu Vivo da Barra do Jucu trabalha para fortalecer a cultura naquele balneário de Vila Velha, desenvolvendo projetos de valorização das expressões populares locais e reconhecendo no congo seu maior potencial cultural e turístico, favorecendo também o desenvolvimento socioeconômico da comunidade e de todo o município.
Após os impactos negativos da pandemia de Covid-19, o Museu Vivo da Barra do Jucu, em parceria com o Bloco Surpresa, realizou a primeira edição do encontro das bandas de congo, assumindo na ocasião o compromisso de dar continuidade à realização anual do evento — sempre em comemoração do Dia Nacional do Folclore.
Banda de Congo Konshaça, da Serra (Foto: Divulgação)
Serviço:
III Encontro de Bandas de Congo da Grande Vitória
Quando: 19/08 (sábado)
Horário: Das 8h às 17h
Local: Barra do Jucu, Vila Velha
Aberto ao público
Programação:
Das 8h às 9h – Chegada e recepção das bandas na Praça Pedro Valadares
Das 9h às 10h – Café da manhã na Umef Tuffy Nader
Das 10h às 12h – Roda de conversa com as bandas na quadra da Umef Tuffy Nader
Das 12h às 13h30 – Almoço comunitário na Umef Tuffy Nader
Das 13h30 às 15h – Momento Livre
Das 15h às 17h – Cortejo das bandas de congo
Banda de Congo Mestre Tagibe, de Cariacica (Foto: Divulgação)
Bandas de congo presentes:
• Tambor Jacaranema (Vila Velha)
• Mestre Alcides (Vila Velha)
• Raízes da Barra (Vila Velha)
• Amores da Lua (Vitória)
• Panela de Barro (Vitória)
• Konshaça (Serra)
• Mestre Tagibe (Cariacica)
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult-ES
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo