EducaçãoEstudantes brasileiros brilham na Olimpíada Internacional de Astronomia

Estudantes brasileiros brilham na Olimpíada Internacional de Astronomia

Brasil participa da 18ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica na Índia

Em meio a um cenário global de desafios científicos, o Brasil marca sua presença na 18ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que ocorre até 21 de agosto em Mumbai, na Índia. Formada por cinco talentosos estudantes do ensino médio, a delegação brasileira busca não apenas conquistar medalhas, mas também fomentar o interesse da juventude pela ciência e pela busca do conhecimento no campo da astronomia. A competição reúne equipes de mais de 60 países, proporcionando um espaço para a troca de experiências e o fortalecimento de laços entre jovens apaixonados pelo universo.

A equipe brasileira é composta pelos alunos Franklin da Silva, de Recife; Francisco Carluccio, de Campinas; Giovanna Karolinna Ribeiro, de São Paulo; Luca Pieroni, de Valinhos; e Lucas Amaral, de Itapetininga. Os estudantes estão acompanhados pelos professores Júlio César e Eduardo Henrique Camargo, formando uma combinação entre conhecimento pedagógico e a energia da juventude.

Lucas Amaral, de 17 anos, é um dos participantes que carrega uma história inspiradora. Sua jornada na astronomia começou no 8º ano, impulsionada pela paixão por filmes de ficção científica. Com dedicação, ele conquistou uma medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e se preparou intensamente para a IOAA. “Minha expectativa é, além de tudo, aproveitar essa experiência. Vou ter contato com 60 países diferentes, uma troca cultural muito grande. Eu estou muito animado”, compartilha Lucas.

Outra representativa é a estudante Giovanna Ribeiro, de 18 anos, que cultivou um amor pela ciência desde a infância. Preparando-se desde o 9º ano, Giovanna destaca a conexão profunda que estabeleceu com a física ao longo do ensino médio. “Sinto uma mistura de orgulho e pressão, mas é uma gratidão enorme representar o Brasil. A oportunidade de ter passado por todo o processo seletivo, que é muito concorrido, faz tudo valer a pena”, declara a jovem.

A Olimpíada oferece um espaço notável para o desenvolvimento de talentos e a promoção do interesse pela ciência entre os jovens brasileiros, alinhando-se à meta do governo de incentivar a educação em áreas fundamentais para o futuro do país.

Imagem da Agência Brasil
Imagem: Agência Brasil

Estudantes brasileiros participam da olímpiada de astronomia

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Marataízes comemora entrega de kits para gestantes da Casa Rosa

Marataízes Lança Programa de Distribuição de Kits para Gestantes Na...

Lançamento do Liquida Marataízes 2026 impulsiona comércio local

Liquida Marataízes: Capacitação Para Melhoria do Atendimento ao Cliente...

SINE de Anchieta oferece 27 novas vagas de emprego para a população local

SINE de Anchieta oferece 27 vagas de emprego disponíveis...

Beneficiários com NIS final 4 recebem Bolsa Família de agosto

Caixa Econômica Federal realiza pagamento do Bolsa Família para...

Mirassol é eliminado nos pênaltis; LDU enfrentará o Palmeiras

Mirassol é eliminado da Libertadores após derrota nos pênaltis...

Cachoeiro promove 1º Seminário Municipal sobre Primeira Infância no dia 25

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim promoverá, na terça-feira...

Ativista exige apuração aberta de ataque na Bolívia

Transparência assegurada em investigações do atentado contra advogada boliviana Em...

Rio de Janeiro eleva alerta para ventos de até 90 km/h

Rio de Janeiro Enfrenta Condições Meteorológicas Severas com Chegada...