A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim promoverá, na terça-feira (25), o 1º Seminário Municipal Intersetorial pela Primeira Infância, um evento destinado a profissionais de diversas áreas que visa fortalecer o debate sobre políticas públicas e desenvolvimento infantil. A ação, parte das celebrações do Agosto – Mês da Primeira Infância, ocorrerá no Auditório do Senac Cachoeiro, localizado na Rua Moreira, nº 29, no bairro Independência, com uma programação que se estenderá durante todo o dia.
O seminário começará às 8h, com o credenciamento dos participantes, seguido de um coffee break e uma apresentação cultural. Às 9h, ocorrerá a solenidade de abertura, onde serão apresentadas as autoridades e a composição da mesa. O primeiro painel, com início às 9h50, abordará “A importância da atuação na Primeira Infância e do trabalho intersetorial no Município”, sob a condução do médico pediatra José Tadeu Marino, subsecretário de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais e coordenador do Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância.
Às 10h50, Paulo Sérgio Moreira Nóbrega, 1º Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Cachoeiro de Itapemirim e membro do NUFAM, discutirá “A Proteção Integral na Primeira Infância: o Papel do Sistema de Garantia de Direitos na Promoção do desenvolvimento infantil”. Após o intervalo para almoço e uma nova apresentação cultural, as atividades retornarão às 13h15, com o painel “Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância: marcos do desenvolvimento, sinais de alerta e estratégias de atuação dos profissionais”, apresentado pela pedagoga Polyana Fim Pacheco, especialista na formação de educadores.
No quadro das 14h15, a enfermeira Franciane Nunes Robbi Cocco conduzirá o quarto painel, intitulado “Vigilância do Desenvolvimento Infantil: o olhar compartilhado entre Saúde, Educação e Assistência Social”. O seminário também contará com um espaço para debate a partir das 15h15, onde participantes e palestrantes poderão trocar experiências e conhecimentos.
O 1º Seminário Municipal Intersetorial pela Primeira Infância, que ocorrerá em Cachoeiro de Itapemirim, é uma ação promovida pelo Comitê Municipal Intersetorial pela Primeira Infância, destacando a importância da colaboração entre os setores de Saúde, Educação e Assistência Social na promoção do desenvolvimento integral das crianças. A imagem que ilustra esta matéria é de autoria do fotógrafo do PMCI.
1º Seminário Municipal Intersetorial pela Primeira Infância reúne especialistas em Cachoeiro – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

