PolíticaVereador de Cachoeiro protocola projeto para regulamentar bronzeamento artificial

Vereador de Cachoeiro protocola projeto para regulamentar bronzeamento artificial

A regulamentação do uso de câmaras de bronzeamento artificial em Cachoeiro de Itapemirim está no centro de uma controvérsia política entre o vereador João Machado (PDT), o prefeito Theodorico Ferraço (PP) e a Assembleia Legislativa. Na terça-feira (8), Machado protocolou o Projeto de Lei 95/2025, que visa estabelecer normas para o funcionamento desses serviços na cidade.

O tema já havia gerado um embate em fevereiro, quando a Vigilância Sanitária intensificou a fiscalização sobre os estabelecimentos de bronzeamento, após a promulgação da Lei 12.327 pela Assembleia. Apesar de sua aprovação, o uso das câmaras é proibido em todo o país. O deputado estadual Denninho Silva (União) criticou a gestão de Ferraço, chamando a secretária de Saúde, Renata Fiório (PP), de “fanfarrona” durante um discurso na Assembleia.

O projeto de João Machado prevê que os estabelecimentos de bronzeamento mantenham condições de higiene adequadas, realizem avaliações técnicas periódicas e proíbam o uso por menores de 18 anos. Os operadores devem ser capacitados, e o consentimento dos usuários deve ser obtido por escrito. Penalidades em caso de descumprimento incluem advertência, multas e até cassação do alvará de funcionamento.

Na justificativa, Machado afirma que o uso seguro das câmaras pode trazer benefícios, e critica a proibição total, sugerindo que ela carece de “fundamentação técnica robusta”. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia proibido a comercialização das câmaras devido aos riscos à saúde, como queimaduras e casos de câncer de pele.

Recentemente, a Anvisa reafirmou suas restrições, alertando sobre os “inúmeros casos de eventos adversos” relacionados ao uso das câmaras. Porém, Machado argumenta que a resolução da Anvisa é contestada judicialmente e que uma decisão liminar já a declarou nula.

A precariedade do debate político sobre o tema foi evidenciada quando Denninho mencionou que Cachoeiro foi o único dentre os 78 municípios capixabas a não aplicar a legislação. Ele criticou a Prefeitura por impedir o trabalho de profissionais da estética, enquanto Lucas Polese (PL) defendeu a liberdade de iniciativa. Para Fiório, a fiscalização foi intensificada por determinação do Ministério Público e ressaltou que os estabelecimentos fiscalizados não atendiam aos requisitos exigidos.

A questão continua a gerar tensões, com diferentes lados buscando defender a regulamentação e o funcionamento das clínicas estéticas em Cachoeiro.

Redes Sociais
Foto: autor desconhecido

Fonte: Século Diário

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cruzeiro vence Flamengo e ajuda Palmeiras na tabela do Brasileirão

Cruzeiro Derruba Flamengo em Grande Estilo no Mineirão Neste sábado...

Paulino Neves no Maranhão realiza eleição simulada para 2026

Paulino Neves/MA: Cidade Realiza Pleito Simulado em Preparação para...

Encceja 2026: provas acontecem hoje em todo o Brasil. Boa sorte!

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e...

Brasil termina Mundial de Rúgbi em cadeira de rodas na 11ª posição

Brasil encerra participação no Campeonato Mundial de Rúgbi em...

Ubarana: peixe valorizado transforma vidas de mulheres pescadoras no Rio

Cozinha das Caranguejeiras: sabedoria tradicional transforma a ubarana em...

Cavalo Takhi: da Extinção ao Ícone de Restauração na Mongólia

No vasto e selvagem Parque Nacional Hustai, na Mongólia,...

Força-Tarefa Nacional para Coleta de DNA de Desaparecidos

Iniciativa nacional busca solucionar casos de desaparecimentos no Brasil A...

Dia D impulsiona vacinação infantil e reforça combate ao sarampo

O estudante Noam Medeiros, de 10 anos, participou ativamente...

Fim de semana com calor no Centro-Oeste e frio no Sul do Brasil

Previsão do Tempo: Contrastes Térmicos Marcam o Fim de...