14 de fevereiro de 2026
Governo ESConsulta para LDO 2023 termina nesta sexta-feira (25)

Consulta para LDO 2023 termina nesta sexta-feira (25)


A consulta pública para a elaboração do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) do Governo do Espírito Santo, para o exercício de 2023, será encerrada nesta sexta-feira (25). Para participar, basta que o cidadão acesse o site www.planejamento.es.gov.br, da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP).

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é o mecanismo por meio do qual o Governo estabelece as diretrizes para orientar a elaboração e a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA). A consulta pública está sendo será realizada virtualmente, permitindo a participação e o controle popular da Administração Estadual.

“Trata-se de uma ação que contribui para uma gestão transparente e eficiente das finanças públicas”, pontuou o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Gilson Daniel.

A subsecretária estadual de Orçamento, Juliani Johanson, explicou que entre o que deve ser estabelecido pela LDO está a definição das metas e prioridades da administração pública no orçamento anual. “A consulta pública é mais uma forma de o Governo Estadual dialogar com a população capixaba, a exemplo do que já acontece nas audiências públicas para a elaboração da Lei Orçamentária Anual”, argumentou.

Link

Um link no site da SEP dá acesso à consulta pública. No formulário da pesquisa, clicando em cada um dos artigos da LDO vigente, é possível para o cidadão fazer um comentário e, ao final, apresentar a sugestão de temas que porventura não tenham sido abordados nos artigos da lei, contribuindo assim para o aprimoramento da elaboração do texto final do PLDO 2023.

O processo da consulta popular é coordenado pela Secretaria de Economia e Planejamento, que, entre suas competências, elabora projetos de lei dos planos plurianuais, de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual do Estado, além de realizar a gestão orçamentária.

O PLDO deve ser enviado ao Poder Legislativo até o final do mês de abril de cada exercício, de acordo com o que estabelece a legislação.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 99507-4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Melhor Idade de Marataízes Comemora com Alegria de Viver no Carnaval

Foliões Anima Rua da Divisa em Marataízes com Carnaval...

Vereadores da Serra se mostram disponíveis para possíveis candidaturas em 2026

A Câmara da Serra enfrenta um período turbulento na...

Polícia Civil flagra furto de energia em propriedade rural em Castelo, ES

Polícia Civil do ES Flagra Furto de Energia em...

TV Brasil transmite Bahia e Jacuipense neste sábado à tarde

TV Brasil Transmite Confronto Entre Bahia e Jacuipense Neste...

Horário de Funcionamento do Bandes Durante o Carnaval no Governo do ES

Alterações no Horário de Funcionamento do Bandes Durante o...

Polícia Civil do ES realiza operação e prende suspeitos de roubo a idoso em Ibitirama

Polícia Civil do Espírito Santo Realiza Prisões em Operação...

Inter de Milão avalia troca de Frattesi por Nico González com Atlético Madrid!

Inter de Milão já planeja reforços para a próxima...

Polícia Civil Flagra Furto de Energia em Farmácia no Centro de Cachoeiro

Polícia Civil flagra furto de energia elétrica em farmácia...

Mbappé no banco? Real Madrid enfrenta a Real Sociedad em busca da liderança!

Real Madrid e Real Sociedad se enfrentam em partida...