Governo ESSistema e-Docs proporciona economia de 250 toneladas de papel em 2021

Sistema e-Docs proporciona economia de 250 toneladas de papel em 2021


O Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado (e-Docs) proporcionou, em 2021, uma economia de 250 toneladas de papel. Neste ano, a ferramenta também foi responsável por capturar 53 milhões de páginas, fazendo com que 18 milhões de documentos deixassem de ser impressos.

Dessa forma, o e-Docs evitou a derrubada de 2.400 árvores e o consumo de 132 mil metros cúbicos de água. Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest), em parceria com a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), o sistema registrou 9,8 milhões de assinaturas eletrônicas neste ano.

Além disso, o e-Docs contabilizou 331 mil processos autuados, 3,37 milhões de encaminhamentos e 3,2 milhões de despachos, entranhamentos, entre outros atos. Desde o início de 2021, os novos processos administrativos do Poder Executivo Estadual são abertos apenas pelo sistema.

Neste ano, foi lançado o e-Docs Chain, solução que visa a garantir a autoria e integridade dos documentos armazenados na plataforma e a aumentar a proteção de dados. A tecnologia permite que os documentos capturados no e-Docs, além de serem assinados com um certificado ICP-Brasil da própria aplicação, tenham um código de identificação gerado a partir de um algoritmo.

Vantagens

No e-Docs, podem ser inseridos processos e documentos sobre indicação de condutor de veículo, ajustes em contratos e convênios, requisições e contratações de serviços, cadastros de fornecedores, procedimentos relacionados à vida funcional dos servidores (férias, verificação de tempo de contribuição, diárias, censo bianual etc.) e editais em geral.

Além de eliminar o consumo de papel, o e-Docs garante diversas vantagens, como: agilidade no atendimento das demandas; redução de custos operacionais com deslocamento de processos por mensageria; otimização dos fluxos de trabalho; facilidade de acesso às informações; transparência e segurança dos dados.

“Os números mostram que o sistema e-Docs tem contribuído para tornar a Administração Pública Estadual mais dinâmica e preocupada com a sustentabilidade ambiental. Com certeza, isso é fruto do esforço dos funcionários do Prodest e dos órgãos estaduais que ajudaram na criação e na implementação do e-Docs”, afirmou o presidente do Prodest, Marcelo Azeredo Cornélio.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, destacou que o sistema já tem condições de ser disponibilizado para uso de outros governos. “Durante o período de implantação, o e-Docs passou por várias atualizações e melhorias. Hoje, ele se encontra em um nível de desenvolvimento que torna possível a sua cessão. Inclusive, já estamos trabalhando para que o sistema possa ser cedido aos Municípios e entes de outros Poderes”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

França confirma primeiro caso humano do vírus Shamonda em paciente

França Confirma Primeiro Caso Humano do Vírus Shamonda, Mas...

SINE de Anchieta disponibiliza 19 novas vagas de emprego; confira!

O SINE de Anchieta, órgão que atua na intermediação...

Marataízes não recebe alertas de investimentos em Educação e Saúde

TCE-ES Emite Alertas sobre Investimentos em Saúde e Educação...

Agenda dos candidatos presidenciais nesta quinta (22)

À medida que o Brasil se aproxima do segundo...

Anchieta conclui oficinas para elaborar o Plano Municipal de Turismo

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal...

Lula busca cassação da chapa de Flávio no TSE

Em uma movimentação política significativa na corrida eleitoral, a...

Brasil alcança 5º lugar na final por equipes do Mundial de Ginástica

A seleção brasileira de ginástica artística encerrou sua participação...

Ministro anuncia renegociação de R$ 90 bi na fase 3 do Desenrola

Governo Federal Anuncia Etapa do Programa Desenrola 3.0 para...

Prêmio TV Brasil Petrobras Para Elas divulga finalistas goleiras

Três Jogadoras Disputam o Título de Melhor Goleira da...