PolíticaPolítica | Senado aprova a lei do Fundeb; texto volta à Câmara

Política | Senado aprova a lei do Fundeb; texto volta à Câmara


O Senado aprovou hoje (15) um projeto de lei (PL) que altera regras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Como os senadores aprovaram duas emendas, o texto volta à Câmara dos Deputados.

O texto adia para 2024 a definição de novos índices para rateio dos recursos do fundo quanto ao valor anual por aluno entre etapas, modalidades, duração da jornada e tipos de estabelecimento de ensino. Além disso, lista quais profissionais da rede de educação básica poderão ser beneficiados com esses recursos.

O projeto muda a lista de profissionais que poderão receber até 70% dos recursos do Fundeb como parte da política de valorização do magistério. Em vez de fazer referência aos profissionais listados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), como consta na lei do Fundeb permanente, o texto especifica quem terá direito ao recurso, quando em efetivo exercício nas redes de ensino de educação básica.

De acordo com a lista, têm direito os docentes; os profissionais de funções de apoio técnico, administrativo ou operacional; e os profissionais no exercício de funções de suporte pedagógico direto à docência, de direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional, coordenação e assessoramento pedagógico.

A proposta também cria uma exceção à proibição de que os recursos do Fundeb não podem ser transferidos a outras contas além daquelas criadas especificamente para movimentar os recursos. Esse dispositivo foi criado para dar mais segurança jurídica ao pagamento de salários, vencimentos e benefícios de qualquer natureza a esses profissionais.

O Fundeb foi criado originalmente em 2007 e vigorou até 2020, quando foi restabelecido por meio da Emenda Constitucional nº 108/20, promulgada em agosto, e pela Lei nº 14.113, que entrou em vigor em dezembro do ano passado. Passou a ser um fundo permanente e ampliou a participação da União no financiamento da educação básica, além de alterar a forma de distribuição dos recursos entre os entes federados.

Sistema S

O relator do projeto no Senado, Dário Berger (MDB-SC), acatou uma emenda que ratificou a exclusão das escolas do Sistema S do rateio das custas do Fundeb. Ele disse que o assunto já foi apreciado pelo Senado, restringindo o Fundeb ao desenvolvimento da educação básica no país.

O Sistema S é um conjunto de entidades, administradas por federações e confederações patronais, voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica. São elas: o Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac); Serviço Social de Transporte (Sest); Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

* Com informações da Agência Senado

Fonte: Agencia Brasil

Publicação autorizada por Agencia Brasil Conteúdo – Todos os direitos reservados. Copyright © 2020

spot_img

Top 5

Confira Mais

Pesca de tainha em arrasto de praia suspensa a partir deste domingo

Ministério da Pesca e Aquicultura Suspende Pesca de Tainha...

Alerta de tempestade no Sul do Brasil a partir das 3h

Alerta de Tempestade no Sul do Brasil O Instituto Nacional...

Serviços de Saúde do Governo do ES durante o Corpus Christi 2026

Pontos Facultativos de Corpus Christi: Funcionamento dos Serviços da...

Irã disputa Copa do Mundo em meio a conflitos com EUA

Na madrugada deste domingo (7), a seleção iraniana de...

Brasil tenta acordo com EUA para evitar tarifa de 25% sobre importações

Brasil Busca Acordo Tarifário com os EUA para Evitar...

Atendimento da Polícia Civil no Corpus Christi: saiba como funcionará

Funcionamento da Polícia Civil do Espírito Santo Durante Corpus...

Bélgica e Egito destacam-se no equilibrado Grupo G da Copa

A seleção da Bélgica, em fase de renovação, é...

Desenvolvimento da Apicultura no Norte do ES é Destaque em Artigo Científico

Desenvolvimento da Apicultura no Norte do Espírito Santo: Pesquisa...

Brasil vence Egito em amistoso e se prepara para a Copa do Mundo

Brasil vence Egito em amistoso preparatório para a Copa...