PolíticaPolítica | Senado aprova a lei do Fundeb; texto volta à Câmara

Política | Senado aprova a lei do Fundeb; texto volta à Câmara


O Senado aprovou hoje (15) um projeto de lei (PL) que altera regras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Como os senadores aprovaram duas emendas, o texto volta à Câmara dos Deputados.

O texto adia para 2024 a definição de novos índices para rateio dos recursos do fundo quanto ao valor anual por aluno entre etapas, modalidades, duração da jornada e tipos de estabelecimento de ensino. Além disso, lista quais profissionais da rede de educação básica poderão ser beneficiados com esses recursos.

O projeto muda a lista de profissionais que poderão receber até 70% dos recursos do Fundeb como parte da política de valorização do magistério. Em vez de fazer referência aos profissionais listados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), como consta na lei do Fundeb permanente, o texto especifica quem terá direito ao recurso, quando em efetivo exercício nas redes de ensino de educação básica.

De acordo com a lista, têm direito os docentes; os profissionais de funções de apoio técnico, administrativo ou operacional; e os profissionais no exercício de funções de suporte pedagógico direto à docência, de direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional, coordenação e assessoramento pedagógico.

A proposta também cria uma exceção à proibição de que os recursos do Fundeb não podem ser transferidos a outras contas além daquelas criadas especificamente para movimentar os recursos. Esse dispositivo foi criado para dar mais segurança jurídica ao pagamento de salários, vencimentos e benefícios de qualquer natureza a esses profissionais.

O Fundeb foi criado originalmente em 2007 e vigorou até 2020, quando foi restabelecido por meio da Emenda Constitucional nº 108/20, promulgada em agosto, e pela Lei nº 14.113, que entrou em vigor em dezembro do ano passado. Passou a ser um fundo permanente e ampliou a participação da União no financiamento da educação básica, além de alterar a forma de distribuição dos recursos entre os entes federados.

Sistema S

O relator do projeto no Senado, Dário Berger (MDB-SC), acatou uma emenda que ratificou a exclusão das escolas do Sistema S do rateio das custas do Fundeb. Ele disse que o assunto já foi apreciado pelo Senado, restringindo o Fundeb ao desenvolvimento da educação básica no país.

O Sistema S é um conjunto de entidades, administradas por federações e confederações patronais, voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica. São elas: o Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac); Serviço Social de Transporte (Sest); Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

* Com informações da Agência Senado

Fonte: Agencia Brasil

Publicação autorizada por Agencia Brasil Conteúdo – Todos os direitos reservados. Copyright © 2020

spot_img

Top 5

Confira Mais

Espetáculos gratuitos na Fames trazem Música e Cultura com apoio do Governo do ES

Agenda Musical da Fames Oferece Entretenimento Gratuito à Comunidade Vitória,...

Raphinha, Vini Jr. e Douglas brilham na Copa do Mundo

No empate de 1 a 1 do Brasil contra...

Polícia Civil prenda líder da gangue “Irmãos Metralha” em Marataízes

Polícia Civil do ES deflagra segunda fase da Operação...

Clima afeta produção em comunidades quilombolas do Brasil.

Seca e Desafios Climáticos Afetam Comunidade Quilombola de Nova...

Prefeito de Nova York destaca Sócrates e futebol como união social

Prefeito de Nova York exalta futebol como motor de...

Professora Débora Garofalo incentiva erros construtivos em aula

Professora Débora Garofalo foi novamente homenageada com o prêmio...

Polícia Civil do ES Inicia 4ª Turma de Pós-Graduação em Segurança Pública

Polícia Civil do Espírito Santo Inicia 4ª Turma de...

Governo do ES intensifica ações contra impactos do El Niño 2026/2027

Governo do Espírito Santo Intensifica Preparação para Fenômeno El...

Brasil no Mundo discute geopolítica do futebol na Copa 2026

Geopolítica e grandes decisões mundiais são destaque no "Brasil...