24.4 C
Itapemirim
domingo 26 maio 2024

Parque Cultural Casa do Governador comemora primeiro ano de atividades

Governo ESParque Cultural Casa do Governador comemora primeiro ano de atividades


Neste domingo (18), o Governo do Estado comemorou o primeiro aniversário do Parque Cultural Casa do Governador com uma programação especial, que contou com um concerto da Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). O espaço também recebe a exposição “Mar de Azuis que apresenta uma série de aquarelas da artista Bianca Romano.

Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, na Praia da Costa, em Vila Velha, em maio de 2022, o parque tornou-se a maior galeria ao ar livre do Espírito Santo com 21 obras de arte, entre esculturas, instalações e site-specifics, assinadas por artistas selecionados do Espírito Santo, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Uruguai. Dez das obras são temporárias e 11 fazem parte do acervo permanente.

Com um ano de atividades, recebeu mais de 16 mil visitantes em uma série de eventos culturais, além de sua exposição permanente ao ar livre.

“Estamos comemorando um ano do parque e ficamos muito felizes com as presenças de todos vocês neste momento. A Virginia [primeira-dama do Estado] é uma entusiasta do Parque Cultural Casa do Governador e gostaria também de agradecê-la e a todas que fazem desse local um sucesso. Este é um lugar de cultura, aqui hoje com nossos talentosos músicos da Fames, uma das melhores faculdades de música do Brasil. O parque é fonte de cultura, lugar de preservação do meio ambiente, bem como um espaço de lazer e de convivência”, afirmou o governador Renato Casagrande.

O secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, completou: “Quero agradecer ao governador e à primeira-dama, Maria Virgínia, que em 2019 chegaram com esse desafio para a Secretaria da Cultura, a fim de transformar este espaço histórico, que está no consciente coletivo, na memória afetiva e na curiosidade de todo mundo. Começamos a pensar este projeto com a proposta do parque de esculturas e de eventos como este, promovendo cultura, arte, lazer e encontros.”

A área onde se encontra a Residência Oficial tem relevante valor histórico e paisagístico, estando, no entanto, desconectada do contexto urbano em função do caráter de segurança inerente à sua função original. Com aproximadamente 93.000 metros quadrados, o terreno inclui a Residência Oficial, em frente a uma pequena praia, circundada por um bosque antropizado e extensa área de preservação com Mata de Tabuleiro e vegetação rupestre.

O projeto tem implementado uma infraestrutura funcional e fomenta um plano de visitação, no qual proporciona ao local atividades relacionadas à cultura, à arte, ao turismo e à educação, assim como ações visando à preservação dos bens e da paisagem natural e construída. Trata-se de um projeto interdisciplinar e interinstitucional, correlacionando educação patrimonial, meio ambiente, botânica, ciência e tecnologia e artes visuais. As atividades educacionais e culturais visam a uma maior integração da área da Residência com a população.

A iniciativa contempla três eixos temáticos – ambiental, histórico e artístico –, explorados em toda sua dimensão, propondo um diálogo entre arte contemporânea e natureza. No eixo artístico, os visitantes podem conhecer as 21 obras de arte, sendo 10 temporárias e 11 permanentes, selecionadas pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio de um edital que foi lançado em 2021, com investimento de R$ 1,3 milhão.

No último dia 15 de junho, foram encerradas as inscrições para o novo edital de seleção de propostas artísticas para o parque. Ao todo, serão selecionados 15 projetos de todo o Brasil que vão compor a exposição permanente e temporária do espaço. O investimento será de R$ 1,8 milhão em recursos oriundos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre
(27) 3636-7111 / (27) 99753-7583 / (27) 99902-1627
secultjornalismo@gmail.com  / comunicacao@secult.es.gov.br 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas