Governo ESOuvidoria moderniza sistema para facilitar diálogo com o cidadão

Ouvidoria moderniza sistema para facilitar diálogo com o cidadão


Fazer uma reclamação, denúncia, sugestão, elogio ou pedido de informação ao Governo do Estado ficou mais fácil e rápido: a Ouvidoria-Geral, em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest), desenvolveu uma plataforma mais moderna e amigável para que o cidadão registre sua manifestação por meio da internet e receba a resposta.

O novo layout, além de incrementar a navegabilidade, permite que o cidadão visualize as etapas do registro da manifestação e retorne às etapas anteriores, caso queira alterar alguma informação, o que possibilita uma melhor experiência no acesso ao sistema em diferentes dispositivos, como computadores, tabletes ou celulares.

A mudança também representa ganhos para a segurança da informação, já que agora o módulo que é acessado pelo cidadão é totalmente independente do módulo utilizado pelos administradores do sistema, o que diminui o risco de acesso indevido a dados sigilosos.

A coordenadora da Ouvidoria-Geral, Audiceia Andrade, explica que o novo módulo cidadão é mais uma melhoria implementada no Sistema E-Ouv e desenvolvida no Estado, por meio do Prodest, sem custos adicionais.

O subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada, observa que a mudança faz parte da estratégia da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), de, gradualmente, se tornar independente do código-fonte do E-Ouv cedido pela Controladoria-Geral da União. “Isso possibilitará que, futuramente, façamos a cessão do código-fonte a outros entes interessados”, destaca o subsecretário.  

Para o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, é fundamental para o Governo do Estado disponibilizar soluções que facilitem a vida dos capixabas na busca por informações do Poder Público.

 “À medida que a tecnologia contribui para o cidadão estar mais próximo da Administração Pública, maiores são as chances de disponibilizarmos um atendimento de alto nível. Felizmente, estamos contribuindo para isso ser colocado em prática por meio das mudanças feitas no sistema de Ouvidoria”, afirmou Cornélio.

Em março, a Rede de Ouvidoria já havia passado a utilizar o recurso “despachar”, que permite o envio direto das demandas do cidadão para o setor responsável por elaborar a resposta por meio do sistema corporativo digital de gestão de documentos do Governo do Estado, o E-Docs.

O Sistema E-Ouv recebe manifestações do cidadão por meio do site www.ouvidoria.es.gov.br, pelo e-mail ouvidoria@es.gov.br ou pelo telefone 0800 022 11 17.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini/Nicholas Abreu
(27) 3636-7159
comunicacao@prodest.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Construção Civil: Índice nacional cresce apenas 0,44% em julho

Construção Civil Apresenta Variação de 0,44% em Julho, Revela...

Mutirão do Procon em Cachoeiro regulariza dívidas e beneficia mais de 100 consumidores

Na última semana, o Procon de Cachoeiro de Itapemirim...

Produção de motocicletas em julho atinge recorde histórico no Brasil

Indústria Brasileira de Motocicletas Registra Recorde de Produção em...

Iriri, Anchieta, recebe a 5ª edição do “Vinhos e Abraços” com música e gastronomia.

Iriri se prepara para receber mais uma edição de...

Governo solicita instalação de comissão para MP das Blusinhas

O governo federal vai pedir a instalação urgente da...

Indústria nacional tem queda em 12 das 15 regiões em junho de 2026

Queda na Produção Industrial Nacional em Junho de 2026 A...

Petroleiros propõem Petrobras com mais controle estatal

Em uma movimentação estratégica de olho nas eleições de...

Temperaturas em São Paulo devem subir a partir de quarta-feira

Aquecimento das Temperaturas em São Paulo: Expectativa de Calor...