Governo ESNúmero de usuários do Acesso Cidadão chega a quase 70% da população...

Número de usuários do Acesso Cidadão chega a quase 70% da população no Estado


O Acesso Cidadão – ferramenta de login único para uso de serviços digitais do Governo do Estado – atingiu a marca de 2,58 milhões de usuários. Esse número corresponde a 67% da população capixaba, que é de 3,83 milhões de habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), a ferramenta está integrada ao Gov.BR (portal do Governo Federal que facilita o acesso dos cidadãos a centenas de serviços públicos).

O Acesso Cidadão possibilita utilizar sistemas, como o e-Docs (tramitação eletrônica de documentos e processos do Poder Executivo Estadual) e o e-OUV (centraliza demandas encaminhadas pelos cidadãos à Ouvidoria-Geral do Governo do Estado).

Outro benefício é disponibilizar o uso do Agenda-ES, sistema que faz a marcação on-line de serviços presenciais, como emissão da carteira de identidade, atendimento no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), além de visita a parques estaduais, entre outros.

A ferramenta também viabiliza utilizar o sistema de inscrição e seleção em processos seletivos de designação temporária do Governo do Estado;  usar os serviços digitais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES); aderir ao Programa Nota Premiada Capixaba (responsável por incentivar a educação fiscal dos capixabas); e se inscrever nos Programas Jovens Valores e Nossa Bolsa.

Para o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, o crescimento no número de usuários do Acesso Cidadão tem como uma das principais causas o impacto da transformação digital na sociedade. “As pessoas estão em busca de resoluções rápidas e práticas para as demandas do cotidiano. Esse ponto consolida o Acesso Cidadão como uma ferramenta importante para promover uma melhor experiência no uso dos serviços digitais do Governo”, enfatizou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Master Anchieta FC e Iriri EC se enfrentam na final do Campeonato Municipal Master 2026 em Anchieta

A grande expectativa toma conta de Anchieta, onde a...

Cachoeiro realiza mutirão para atualização do Cadastro Único e agiliza atendimentos

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Atividades Físicas Gratuitas: Onde Praticar em Anchieta com a Saúde Pública

A prática regular de atividade física é essencial para...

Cachoeiro: Prazo para inscrições na Feira Verde 2026 termina em 7 de agosto

As instituições de ensino de Cachoeiro de Itapemirim, incluindo...

Prefeito e vice de Santa Maria de Jetibá são expulsos do PL por indisciplina

O Partido Liberal (PL) de Santa Maria de Jetibá,...

Brasil domina Chile em abertura do Sul-Americano de Basquete

Na estreia do torneio qualificatório Sul-Americano para a AmeriCupW,...

Resultado parcial do Auxílio-Transporte para estudantes de Piúma – 2026

Resultado Parcial do Auxílio-Transporte para Estudantes é Divulgado em...

Anchieta lança projeto Fale Sem Medo: espaço seguro para dúvidas de adolescentes sobre saúde

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal...

Ajuda internacional despenca 23,1% em 2025, maior queda já vista

Redução Recorde na Ajuda Internacional Impacta Países em Desenvolvimento O...