InternacionalLula se encontra com Cristina Kirchner em prisão domiciliar na Argentina

Lula se encontra com Cristina Kirchner em prisão domiciliar na Argentina

Lula Visita Cristina Kirchner em Buenos Aires durante Cúpula do Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegará a Buenos Aires nesta quarta-feira (2) para participar da Cúpula do Mercosul, e, no dia seguinte, visitará a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que se encontra em prisão domiciliar. Essa visita marca um momento importante nas relações entre Brasil e Argentina, especialmente considerando o contexto atual da política argentina. Cristina Kirchner, que foi condenada a seis anos de prisão por corrupção, nega as acusações e se declara vítima de perseguição política. A decisão da Suprema Corte da Argentina, que mantém a condenação e proíbe Kirchner de ocupar cargos públicos, continua a gerar controvérsia e debate entre seus apoiadores e opositores.

Na última interação direta, Lula telefonou para a ex-presidente em junho deste ano para expressar sua solidariedade, ressaltando a importância de permanecer firme em momentos de adversidade. “Falei da importância de que se mantenha firme neste momento difícil. Notei, com satisfação, a maneira serena e determinada com que Cristina encara essa situação adversa”, afirmou Lula nas redes sociais na época. A ex-presidente, que governou a Argentina entre 2007 e 2015 e foi vice-presidente de 2019 a 2023, anunciou recentemente sua intenção de concorrer ao Congresso nas eleições legislativas de setembro.

Além dessas declarações e desdobramentos da política argentina, a visita de Lula a Cristina Kirchner foi autorizada pela Justiça do país, que estipulou normas a serem seguidas para garantir a tranquilidade da região. Essa será a primeira visita do presidente brasileiro à Argentina desde a posse de Javier Milei, em dezembro de 2023, que presidirá a Cúpula do Mercosul. Durante o encontro, Lula deverá assumir a presidência do bloco para o semestre seguinte.

A ex-presidente Kirchner, de 72 anos, cumpre sua pena em prisão domiciliar devido à sua idade. Ela foi condenada no caso Vialidad, onde foi acusada de favorecer um empresário com concessões de obras públicas. O tema continua a ser debatido amplamente dentro da sociedade argentina, com várias movimentações políticas enquanto Kirchner se prepara para as próximas eleições.

Agência Brasil

Lula visita Cristina Kirchner em prisão domiciliar em Buenos Aires

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Flamengo bate Ferroviária por 1 a 0 nas quartas do Brasileirão Feminino

Flamengo vence Ferroviária e abre vantagem nas quartas de...

Podcast “Crianças Sabidas” Explica Eleições 2026 aos Pequenos

Podcast Infantil Explica Eleições Gerais de Forma Lúdica ao...

Venezuela fecha acordo histórico com EUA para produção de petróleo

Venezuela e EUA Firmam Acordo Histórico para Aumento da...

Última chance: renegociação de dívidas termina nesta segunda-feira

Novo Desenrola Brasil encerra na próxima segunda-feira: Oportunidade para...

Cachoeiro promove palestra para homens sobre combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Procon de Cachoeiro promove encontros comunitários sobre direitos do consumidor

O Procon de Cachoeiro de Itapemirim está promovendo o...

RJ: Justiça autoriza estado a gerir clube e pousada do CV

Justiça do Rio de Janeiro autoriza governo estadual a...

Prefeitura de Anchieta inicia recadastramento funcional de servidores efetivos em 31/08

A Prefeitura de Anchieta dará início ao Recadastramento Funcional...

Bandeira tarifária de energia seguirá amarela em setembro de 2023

Bandeira Tarifária Amarela é Mantida em Setembro e Impacta...