Governo ESIncaper e Incra dialogam sobre o trabalho de mulheres assentadas no Espírito...

Incaper e Incra dialogam sobre o trabalho de mulheres assentadas no Espírito Santo


O Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) recebeu, na manhã desta quinta-feira (09), representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) discutir a possibilidade da criação de um acordo de cooperação técnica que poderá atender um público específico de mulheres de assentamentos e viabilizar o Fomento Mulher.

O Fomento Mulher faz parte de uma das nove modalidades do Crédito Instalação, benefício aplicado pelo Incra, direcionado à implantação de projeto produtivo sob responsabilidade de mulheres titulares de lotes em assentamentos, sendo uma das políticas de maior destaque executadas pela autarquia, que conta com 72 assentamentos no Espírito Santo.

De acordo com o coordenador de Infraestrutura e Crédito do Incra, Marco Antônio Villas Boas Aguiar, concretizar um acordo de cooperação técnica sempre foi uma vontade do Instituto. “Ao longo do tempo, sentimos que o Fomento Mulher ainda pode estar mais próximo dessa realidade, com atividades que atendam às escolhas delas. Nesse sentido, a participação da Assistência Técnica e Extensão Rural, Ater, é fundamental. Com regiões e profissionais potenciais que poderão dar apoio a esse público”.

“Nesse primeiro momento estudaremos a possibilidade de um projeto ‘piloto’, para juntos podermos viabilizar e operacionalizar um projeto dessa natureza. Também iremos avaliar quais poderiam ser as equipes de trabalho, com enfoque para as mulheres”, confirmou o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Gater) do Incaper, Agno Tadeu da Silva.

O Superintendente Regional, substituto, do Incra, Laercio André Nochang, lembrou que o trabalho das mulheres assentadas precisa ser mais valorizado, dentro do contexto familiar. “Elas podem, inclusive, escolher as atividades que querem exercer, de forma que agreguem valor aos produtos que são desenvolvidos por elas mesmas. Isso confirma o protagonismo da mulher, mesmo em uma sociedade ainda com desigualdades, especialmente as de gênero, também no meio rural”, disse.

“As mulheres são um público emblemático que temos e, portanto, é de grande interesse contribuir para que elas ganhem, cada vez mais, visibilidade e valorização no rural capixaba”, reforçou o diretor-técnico da Instituição, Antônio Elias Souza da Silva.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus
(27) 98833-4116 / (27) 3636-9866
tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Conecta Indústria: Marataízes oferece novas vagas de emprego locais

Marataízes Sedia o 1º Conecta Indústria da Pérola Capixaba...

Levante apresenta plataforma para promover demandas da juventude nas eleições

O Levante Popular da Juventude lançou a plataforma "O...

Reunião em Marataízes abordará temas essenciais para pescadores

Encontro Destinado a Pescadores de Marataízes Abordará Temas Cruciais...

Lula propõe devolução de celulares roubados via Correios

Durante a abertura da 7ª Reunião Plenária do Conselho...

Artesãos de Cachoeiro oferecem presentes únicos para o Dia dos Namorados

Presentear com artesanato é um gesto que valoriza a...

Da Vitória desiste de candidatura ao Senado e busca reeleição na Câmara

A Federação União Progressista (UP), liderada pelo deputado federal...

Trânsito na Barra de Marataízes liberado antes do prazo final

Requalificação de Obras em Marataízes: Avanços na Mobilidade e...

Polícia Civil do ES Celebra Dia do Policial com Programa de Saúde e Valorização

Polícia Civil do Espírito Santo Comemora o Dia do...