quarta-feira 18 de junho de 2025
Governo ESIJSN lança índice para medir desenvolvimento regional do Espírito Santo

IJSN lança índice para medir desenvolvimento regional do Espírito Santo


O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), lançou o Índice de Desenvolvimento Regional Sustentável (IDRS) do Espírito Santo. O indicador medirá as desigualdades sociais existentes entre as microrregiões capixabas, permitindo melhor distribuição do investimento público e a promoção do crescimento equilibrado em todo o Estado.

O IDRS faz parte das entregas do Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS-ES), realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Desde o mês de junho, o indicador está sendo apresentado, em reuniões presenciais, aos integrantes dos Conselhos de Desenvolvimento Regional Sustentável (CDRS), das microrregiões capixabas.

“O IDRS será um instrumento valioso para gestores estaduais e municipais no planejamento das políticas públicas a serem adotadas. Ele foi desenvolvido e disponibilizado por microrregião e para o Estado do Espírito Santo”, explicou a diretora de Estudos e Pesquisas do Instituto Jones dos Santos Neves e coordenadora geral do Projeto DRS, Latussa Laranja.

IDRS02

“Trata-se de um indicador sintético com foco na melhoria da qualidade de vida do cidadão. O objetivo é medir as desigualdades sociais e regionais com vistas à promoção da equidade, a distribuição dos investimentos e dos benefícios econômicos e sociais de maneira equilibrada e sustentável. Toda essa informação está em um painel interativo, disponibilizado no site do Projeto DRS, e pode ser acessada por gestores, pesquisadores e o próprio cidadão”, completou Latussa Laranja.

A coordenadora de Estatística do Instituto Jones dos Santos Neves, Letícia Furtado, explicou a metodologia utilizada para a elaboração do IDRS e os critérios de seleção dos indicadores apresentados.

“O índice é composto por cinco dimensões: Econômico, Ambiental, Territorial, Social e Gestão Pública. Desde 2019, iniciamos as análises para construção dos índices e indicadores que tiveram como base as informações provenientes das reuniões e debates dos CDRS. Como critério para a seleção dos indicadores, procuramos utilizar dados contínuos, municipais, extraídos de fontes de dados confiáveis e com periodicidade anual”, afirmou Letícia Furtado.

IDRS01

Para saber mais detalhes e conhecer o painel interativo do Índice de Desenvolvimento Regional Sustentável (IDRS), clique aqui.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Top 5

Confira Mais

Candidatos do PT em Cariacica divergem sobre lições da derrota em 2024

Em Cariacica, a disputa pelo comando do diretório municipal...

Mulher é presa em Marataízes ao tentar abrir conta com documento falso

Mulher é presa em Marataízes ao tentar abrir conta...

Coletivo contesta lei que impõe oração nas escolas de Cachoeiro e busca apoio jurídico.

O coletivo “Não Só Mais Um Silva”, de Cachoeiro...

Real Madrid enfrenta bloqueio nas negociações por Álvaro Carreras com Benfica!

Real Madrid enfrenta impasse na negociação por Álvaro Carreras,...

Vitória acolhe Sustentabilidade Brasil 2025 e destaca Governo do ES na agenda climática

Sustentabilidade Brasil 2025: A Conferência que Reúne Setores em...
- Advertisement -spot_img