O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) lançou um novo edital com 49 vagas para os Programas de Residências Médicas, com vagas em Acupuntura, Clínica Médica, Homeopatia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Pediatria e Psiquiatria com início das atividades em março de 2022.
O edital pode ser consultado pelo link https://icepi.es.gov.br/edital2021. As inscrições começam no dia 3 de janeiro de 2022 e vão até o dia 13. O valor da taxa é de R$ 400,00.
A prova de seleção será aplicada presencialmente, no dia 23 do mesmo mês e os locais e os horários serão divulgados mais à frente pela Secretaria da Saúde, por meio do ICEPi. Já o período de matrícula para os aprovados começa em 10 de fevereiro, e as atividades dos Programas de Residências têm início em março.
Confiram as vagas:
Programa
Duração
Total de vagas
Vagas reservadas para Forças Armadas
Acupuntura
02 anos
04 vagas
00
Clínica Médica
02 anos
02 vagas
00
Homeopatia
02 anos
04 vagas
00
Medicina de Família e Comunidade
02 anos
15 vagas
00
Medicina Intensiva
03 anos
02 vagas
00
Neurocirurgia
05 anos
01 vaga
00
Pediatria
03 anos
12 vagas
01
Psiquiatria (Campo – Região Metropolitana/HEAC)
03 anos
06 vagas
00
Psiquiatria (Campo – Região Sul/CAPAAC)
03 anos
03 vagas
00
Novos Programas de Residência Médicas aprovados
O Instituto vai implantar mais três Programas de Residência Médica em 2022: Clínica Médica, Medicina Intensiva e Neurocirurgia. A autorização foi concedida pela Comissão Nacional de Residência Médica.
O programa de Clínica Médica terá duas vagas e os principais campos de prática serão os Hospitais Estaduais de Vila Velha (HESVV), Antonio Bezerra de Farias (HABF) e Dório Silva (HEDS), além do Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitana, com duração de dois anos.
O de Medicina Intensiva também terá duas vagas e será realizado no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) com duração de três anos. A residência em Neurocirurgia terá uma vaga e o campo principal será o Hospital Estadual Central (HEC) com duração de cinco anos.
Em setembro, o ICEPi também recebeu a autorização para implantar um Programa de Residência em Psiquiatria em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. Serão ofertadas três vagas para médicos atuarem no Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (Capaac).
A residência
Os Programas de Residências Médica e Multiprofissionais tiveram início em março de 2020 com o objetivo da formação de profissionais de saúde especialistas de forma descentralizada, garantindo a todas regionais do Espírito Santo uma formação profissional de qualidade, metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem e possibilitando a fixação de profissionais fora da Região Metropolitana.
Desde o início já foram abertos três editais e atualmente o programa tem 233 residentes nos municípios de São Mateus, Colatina, Aracruz, Vitória, Cariacica, Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim e Jerônimo Monteiro.
O grande diferencial da residência é a formação dos profissionais com 80% da carga horária realizada de forma prática, seguindo uma visão humanista, reflexiva e crítica e qualificando os residentes para o exercício na especialidade escolhida, pautados em princípios éticos e com o conhecimento dos diferentes cenários da rede de saúde. Os 20% restantes da carga horária da formação educacional abordam temas como a competência do cuidado, da gestão, da investigação e da educação em saúde.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br
Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo