22.8 C
Itapemirim
sábado 12 outubro 2024

Hospital Infantil de Vitória realiza em dois anos mais de 190 cirurgias de fissuras labiopalatinas

Governo ESHospital Infantil de Vitória realiza em dois anos mais de 190 cirurgias de fissuras labiopalatinas


A fissura labiopalatina é uma malformação no lábio, boca e fase dos seres humanos que pode dificultar a alimentação, ganho de peso, desenvolvimento da arcada dentária e complicações respiratórias, tendo como uma das principais formas de tratamento a cirurgia de correção. Durante o mês de julho, o procedimento vai completar dois anos de oferta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Espírito Santo, sendo realizado no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg), em Vitória.

Desde a implantação do serviço no hospital, já foram acolhidas 194 famílias e, atualmente, não há registro de fila de espera em atraso para a correção da anomalia em crianças e adolescentes no Estado. Para garantir a melhor assistência aos usuários, atuam no projeto 14 profissionais da saúde, entre enfermeiros, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, pediatra, ortodontista, assistente social, fisioterapeutas e cirurgiões. 

O cirurgião buco-maxilo-facial e referência técnica do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, Carlos Alberto Timóteo, explicou que a intervenção cirúrgica pode ocorrer a partir dos três meses de vida, de acordo com as restrições de cada caso. O especialista também enfatizou a importância da garantia do acesso de forma gratuita, por meio do SUS.

“Aqui no Hospital Infantil estadual, o procedimento é realizado em pacientes com até 17 anos e 11 meses de idade. Essa cirurgia é essencial na vida das crianças, adolescentes e familiares, possibilitando maior qualidade de vida e integração social. O SUS, a partir de 1988, transformou esse serviço em um direito de todos e aqui no Estado estamos garantindo esse atendimento amplo, com todas as instruções necessárias”, ressaltou Carlos Timóteo. 

Atualmente, a Secretaria da Saúde (Sesa) está estruturando a segunda fase do projeto no Hinsg, que vai contar com tratamento ambulatorial para todos os submetidos à cirurgia de fissuras labiopalatinas na unidade. O local vai ofertar suporte de odontologia, otorrino, nutricionista, entre outras especialidades, permitindo que toda assistência seja centralizada no mesmo hospital.

 

Como acessar o serviço 

Para ter acesso à cirurgia de fissuras labiopalatinas pelo SUS capixaba, o responsável pelo paciente deve procurar os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) mais próximo de sua residência para ser avaliado pelo médico. Após esse processo, será realizado pelos profissionais o agendamento do procedimento no sistema de SoulMV. 

Além disso, o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória conta com ambulatórios de acolhimento de novos casos que funcionam toda segunda-feira, das 12h às 17h.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde

Danielly Schulthais

daniellyschulthais@saude.es.gov.br 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas