Governo ESGoverno institui Programa de Educação para Relações Étnico-Raciais no Estado

Governo institui Programa de Educação para Relações Étnico-Raciais no Estado


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), instituiu o Programa de Educação para Relações Étnico-Raciais no Espírito Santo (ProERER). A assinatura do decreto aconteceu durante cerimônia no Palácio Anchieta, em Vitória, na manhã desta terça-feira (02). Durante o evento, com a presença do governador Renato Casagrande e do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, foi lançado o Caderno Orientador para Relações Étnico-Raciais no Espírito Santo, que faz parte do Programa.

“Nosso governo é comprometido com a implementação de políticas que combatam o racismo. Agora temos um programa articulado que será adotado em nossas escolas, na formação de professores e que também levará essas diretrizes aos municípios. Adotando medidas afirmativas como essa vamos conseguir alcançar uma sociedade melhor. A escola é o ambiente ideal para promover esse trabalho. Queremos que as pessoas respeitem umas às outras, que compreendam e abracem a diversidade, que é uma riqueza da nossa sociedade brasileira”, destacou Casagrande.

O Programa de Educação para Relações Étnico-Raciais no Espírito Santo (ProERER) é fundamentado no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de história e culturas afro-brasileira e africana. É estruturado pelos seguintes eixos: I – Fortalecimento dos Marcos Legais; II – Política de formação para gestores, educadores e demais servidores da educação; III – Política de material pedagógico, orientador, didático e paradidático; IV – Gestão Democrática e mecanismos de participação social; V – Monitoramento e Avaliação; e VI – Condições Institucionais.

O Caderno Orientador para a Educação das Relações Étnico-raciais no Espírito Santo é um material de apoio pedagógico desenvolvido pela Comissão Permanente de Estudos Afro-brasileiros (Ceafro), vinculada à Gerência de Educação do Campo, Indígena e Quilombola (Geciq), por meio do ProERER da Sedu. Todo o conteúdo está em consonância com as Leis n° 10.639/2003 e n° 11.645/2008, e com a Resolução CNE/CP n° 01/2004, que institui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena” no Currículo Oficial da Rede de Ensino, por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais.

Com esse material, pretende-se promover uma discussão pedagógica sobre conceitos essenciais relacionados à temática, além de reflexões sobre situações raciais cotidianas que perpassam a sociedade e, por consequência, se manifestam no contexto escolar.

O Caderno, que contou na elaboração com a participação de profissionais inseridos no espaço escolar da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo, apresenta possibilidades e sugestões de abordagem da temática étnico-racial por áreas de conhecimento, contemplando as modalidades de ensino. Inclui também as equipes gestora e pedagógica das escolas, com o objetivo de auxiliar o trabalho dos profissionais da educação no Espírito Santo. Os cadernos já estão sendo distribuídos nas unidades escolares e atenderão cerca de 13,5 mil professores das 402 escolas da Rede Pública do Estado do Espírito Santo. A versão digital do Caderno está disponível no Site do Currículo do Espírito Santo. 

Saiba mais em: https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/ 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Raphael Marques
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sedu
Geiza Ardiçon
(27) 3636-7706
gardicon@sedu.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Governo do ES promove Tech Gov Fórum para debater inovação digital pública

4ª Edição do Tech Gov Fórum ES Reúne Especialistas...

Polícia Civil prende homem por tentativa de homicídio contra sogro em Viana

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Tentativa de...

Brasileiros brilham na Primeira Liga: Thiago Silva destaca-se pelo Porto!

O Campeonato Português chegou ao fim com o veteraníssimo...

Barcelona recua na busca por João Pedro após Chelsea confirmar Xabi Alonso como técnico

Barcelona Avalia Contratação de João Pedro, mas Encontro com...

PF prende hacker do Banco Master em Dubai com apoio da Interpol

Polícia Federal captura hacker envolvido no escândalo do Banco...

Articulações para o Senado no ES se congelam em meio a incertezas políticas

Cadeiras em disputa para o Senado Federal no Espírito...

Polícia Civil e PM prendem três por tráfico na 4ª fase da Operação “No Space”

Polícia Civil e PMES Deflagram Quarta Fase da Operação...

Governo do ES investe em alambrados para fortalecer segurança prisional

Investimento em Segurança Prisional: Fábrica de Alambrados Produz Sete...

Ricardo Ferraço e Lorenzo Pazolini: Diferenças Ideológicas ou Estilísticas?

Ricardo Ferraço (MDB) foi empossado como governador do Espírito...