Governo ESGoverno do Estado firma contrato com a Infraero para gestão do Aeroporto...

Governo do Estado firma contrato com a Infraero para gestão do Aeroporto de Linhares


O Governo do Espírito Santo e a Infraero Aeroportos firmaram, nesta quinta-feira (24), o contrato para gestão e operação do Aeroporto Regional de Linhares, que passa a contar com a  expertise e a eficiência da empresa pública federal. A solenidade de assinatura ocorreu no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande e do presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay.

Os serviços a serem prestados pela Infraero incluem o gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao funcionamento do aeroporto, bem como o atendimento aos requisitos estabelecidos nas legislações e normas vigentes. A Infraero ficará responsável por atividades como segurança aeroportuária, treinamentos, segurança operacional, limpeza e conservação, manutenção, serviços de meio ambiente e de tecnologia da informação, entre outras.

Também assumirá a operação aeroportuária, que inclui ações como fiscalização, vistoria e inspeção, e atuará no desenvolvimento da área comercial, com foco na comercialização e identificação de áreas internas e externas. A Infraero fará ainda um completo diagnóstico técnico da situação do aeroporto e a interlocução com os entes que compõem o sistema de aviação civil a fim de alavancar as operações locais. O prazo para prestação dos serviços é de 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses.

“O Aeroporto de Linhares é um importante instrumento de desenvolvimento para a região norte do Estado. Realizamos uma obra na pista em parceria com a União, construímos o terminal de passageiros e instalamos o PAPI para que pudéssemos ter voos de aviões a jato. Agora, com a gestão da Infraero, temos certeza de que o aeroporto vai se desenvolver ainda mais para que possamos receber voos comerciais. A região norte tem se tornado atrativa para grandes indústrias e o aeroporto vem nesse momento para trazer mais crescimento, facilidade no acesso, além de aumentar o turismo local nessa região que tem lindas praias e lagoas”, afirmou o governador Casagrande.

Para o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, essa parceria demonstra o empenho de ambas as partes para o fortalecimento da aviação regional no Espírito Santo. “A Infraero conhece os desafios das atividades de operação e gestão de aeroportos e conta com equipes altamente capacitadas que darão todo o apoio técnico ao Governo do Estado para o desenvolvimento do Aeroporto de Linhares”, destacou.

Inaugurado em abril deste ano, o Aeroporto Regional de Linhares contribui para o crescimento econômico e social do norte capixaba. Com investimento total de R$ 67 milhões, provenientes de recursos do Governo do Estado, na quantia de R$ 49 milhões, e o restante do Governo Federal, a infraestrutura aeroportuária foi ampliada e modernizada. As obras incluíram a expansão da pista e a construção de um novo terminal de passageiros.

Com uma extensão de 1.860 metros, a pista foi homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), permitindo um incremento na capacidade operacional e abrindo caminho para a chegada de voos comerciais de até 150 passageiros. O terminal de passageiros também passou por reformulação, resultando em um espaço de 735 metros quadrados, além de uma nova fachada e áreas internas revitalizadas. O investimento incluiu também a aquisição e instalação de um PAPI, equipamento essencial para auxiliar pousos, principalmente de aeronaves a jato, e que atende aos padrões estipulados pela Anac.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, pontua que a decisão por confiar a administração do aeroporto à Infraero deve-se à  vasta experiência da Empresa na gestão de aeroportos em todo o País. “Essa é uma medida estratégica, pois garante a excelência na gestão e operação do Aeroporto Regional de Linhares, assegurando a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros e contribuindo para o crescimento da região” afirmou.

Com 50 anos de experiência, a Infraero atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. Sua rede é composta atualmente por 14 aeroportos e, agora, 22 terminais sob contrato junto a estados e municípios para a gestão e operação.

A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta-a-ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.

Também estiverem presentes o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço; o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli; o deputado federal Gilson Daniel; os deputados estaduais Lucas Scaramussa, Mazinho dos Anjos e Alexandre Xambinho; além de representantes da empresa, vereadores e liderança da região.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Imprensa da Infraero 
(61) 3312-3924 / (61) 9 9981-8411
imprensa@infraero.gov.br    

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro celebra o Dia da Pessoa Idosa com encontro e atividades culturais

Cachoeiro de Itapemirim celebrou o Dia Nacional da Pessoa...

Prefeitura de Cachoeiro promove ação de Educação Empreendedora em escola local

Na próxima segunda-feira (5), a Prefeitura de Cachoeiro de...

Ataque aéreo em Gaza deixa quatro mortos, informam autoridades médicas

Ataque aéreo israelense deixa quatro mortos em Gaza Um ataque...

São Paulo e Corinthians lutam pelo título do Brasileirão Feminino 2026

O tão aguardado desfecho do Campeonato Brasileiro Feminino Série...

IBGE prevê safra recorde de 352,9 mi toneladas para 2026, com 2,0% de crescimento

A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no Brasil...

Cachoeiro promove atividades de integração e autocuidado nos CRAS em outubro

Durante o mês de outubro, a Prefeitura de Cachoeiro...

Cachoeiro homenageia educadores e escolas por resultados na educação municipal

No coração de Cachoeiro de Itapemirim, a Prefeitura homenageou,...

SINE de Anchieta disponibiliza 13 vagas de emprego; aproveite essa oportunidade!

O SINE de Anchieta está disponibilizando 13 vagas de...

IBGE: Abate de bovinos e suínos cresce no 2° trimestre de 2026, aponta pesquisa

No 2º trimestre de 2026, o setor de produção...