Governo ESExposição ‘TERRÃO’ é destaque na Galeria Homero Massena em Vitória

Exposição ‘TERRÃO’ é destaque na Galeria Homero Massena em Vitória


“TERRÃO”, a nova exposição da Galeria Homero Massena (GHM), que será aberta nesta terça-feira (10), às 17 horas, retrata um universo lúdico com elementos do território de mesmo nome, localizado na cidade de Cariacica. A exposição conta com fotografias, vídeo, desenhos e objetos, como pipas, numa grande maquete representativa. A entrada é franca.

Como um grande terreno baldio, o local no município de Cariacica é dividido por dois ambientes: um grande palco para a brincadeira de pipa e a construção do primeiro hospital público da cidade. A partir de visitas periódicas neste espaço, que aconteceram há cerca de três anos, os artistas Jaks da Penha, Jéssica Sampaio e Yurie Yaginuma se atentaram para as disputas e forças emergentes no processo de ocupação que compõe o “terrão”, diante das práticas de convívio no local.

De um lado, há um empreendimento público fundamental para a promoção da cidadania e, de outro, uma prática de brincadeira utópica, sem lugar. Além disso, há a especulação imobiliária que divide, loteia e privatiza o urbano de um lado, e, de outro, há a insurgência de formas de estar junto, mediadas pela brincadeira e pelo uso coletivo dos territórios baldios à margem das cidades em expansão. “Quando a obra acabar e a especulação imobiliária cumprir o seu curso, para onde vai o “terrão”? É uma pergunta que procuramos ecoar aqui, sem medo das contradições, em relação aos muitos modos de habitar com”, destaca a artista visual Jéssica Sampaio.

 

Os artistas

Jaks da Penha – Tem bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Especialização em Práticas Pedagógicas para Professores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Cursa mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes). Desenvolve pesquisa nas áreas de educação das relações étnico-raciais e de artes visuais. Integra os grupos de estudo e pesquisa “LiterERÊtura” e “escrita em artes”. Membra do coletivo lubrina. Dedica-se à produção de desenhos e vídeos.

Jéssica Sampaio – Artista visual. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Desenvolveu pesquisa sobre cadernos de desenhos, espaços e experiências periféricas (PIIC). Integra o projeto de extensão “escrita em artes” (Proex/Ufes). Membra do coletivo lubrina. Tem interesse nas áreas de vídeo, publicações de artista, cinema latinoamericano e teoria crítica. Atualmente, desenvolve produções multidisciplinares de vídeo-escrita-desenho, tendo a prática de caminhada na cidade como dispositivo para pensar os conceitos do direito à cidade, gentrificação, favelização e colonização da paisagem.

Yurie Yaginuma – Artista e pesquisadora. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e vinculada ao projeto de extensão “Escrita em artes” (Proex/Ufes) e ao grupo de pesquisa “PLACE: Plano Conjunto de Espacialidades” (Ufes/CNPq). Desenvolve pesquisas sobre cinema documentário, montagem, formas de escrita de si e as relações entre o filmar e o escrever.

 

Serviço:

 

Exposição “TERRÃO”

Abertura: 10/01 (terça-feira)

Visitação: até 08 de março de 2023

Horário: 17 horas

Local: Galeria Homero Massena, Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta – Centro, Vitória

(27) 3132-8395 / (27) 3223-5590

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult 
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac 
(27) 3636-7111/99753-7583/999021627 
secultjornalismo@gmail.com 
comunicacao@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/ 

https://www.instagram.com/secult.es/



Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Feira “Parceria Legal” em Vila Velha oferece serviços e cultura neste fim de semana

Vila Velha Sediará a Feira "Parceria Legal: Empreendedor &...

Barcelona mira João Pedro, mas Chelsea estipula preço alto de R$ 437 milhões!

Barcelona Vislumbra o Título da La Liga e Sondagens...

Flamengo vence Vitória por 3 a 1 e se aproxima dos líderes no BR Feminino

Flamengo Brilha na Série A1 do Campeonato Brasileiro de...

Palestinos realizam eleições locais, incluindo Gaza após 20 anos

Eleições locais marcam retorno democrático em Gaza após 17...

Lukaku troca Napoli por Milan? Rumores agitam o mercado europeu!

Romelu Lukaku e Napoli: Caminhos que se Separam no...

Educação ambiental no DF: campanha ensina sobre desastres climáticos

Campanha Nacional #AprenderParaPrevenir envolve alunos e educadores em Brasília...

Baixo Guandu sediará Campeonato Brasileiro de Asa Delta após 10 anos

Espírito Santo Sedia Campeonato Brasileiro de Asa Delta Após...

Douglas Santos pode ficar na Europa: Flamengo no páreo pela contratação!

Flamengo Monitora Situação de Douglas Santos: Retorno ao Brasil...

Dudu Nobre é destaque no Samba na Gamboa deste domingo

Neste domingo, às 13h, a TV Brasil apresenta uma...