Os alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Liceu Muniz Freire, de Cachoeiro de Itapemirim, participaram de aulas interdisciplinares para estudo da chuva ácida, aliando a teoria à prática.
A atividade foi elaborada pela professora de Geografia Márcia Tuchi e pelo professor de Química Johnny Sinhorelli. “A chuva ácida pode ter origem natural ou antrópica, porém as ações humanas vêm contribuindo para que ocorra o que chamamos de ‘chuva ácida’, causada pelos gases que são provenientes, principalmente, da queima de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotivos, que favorecem essa modificação no pH”, explicou Márcia Tuchi.
A professora comentou ainda que o pH da água da chuva fica muito baixo, cerca de 4,5, o que causa inúmeras deteriorações ambientais, como destruição de folhas. A aula prática foi desenvolvida no laboratório de química da escola e teve como objetivo auxiliar os alunos a aprenderem sobre os efeitos da chuva ácida na natureza. Foi introduzida com aulas teóricas de Geografia e prática nas aulas de Química.
“A aula prática de Química favoreceu o entendimento dos efeitos nocivos da chuva ácida no ambiente, visto que a explicação do resultado desse experimento depende das reações químicas”, completou o professor Johnny Sinhorelli.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo