Governo ESConsulta para LDO 2023 termina nesta sexta-feira (25)

Consulta para LDO 2023 termina nesta sexta-feira (25)


A consulta pública para a elaboração do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) do Governo do Espírito Santo, para o exercício de 2023, será encerrada nesta sexta-feira (25). Para participar, basta que o cidadão acesse o site www.planejamento.es.gov.br, da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP).

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é o mecanismo por meio do qual o Governo estabelece as diretrizes para orientar a elaboração e a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA). A consulta pública está sendo será realizada virtualmente, permitindo a participação e o controle popular da Administração Estadual.

“Trata-se de uma ação que contribui para uma gestão transparente e eficiente das finanças públicas”, pontuou o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Gilson Daniel.

A subsecretária estadual de Orçamento, Juliani Johanson, explicou que entre o que deve ser estabelecido pela LDO está a definição das metas e prioridades da administração pública no orçamento anual. “A consulta pública é mais uma forma de o Governo Estadual dialogar com a população capixaba, a exemplo do que já acontece nas audiências públicas para a elaboração da Lei Orçamentária Anual”, argumentou.

Link

Um link no site da SEP dá acesso à consulta pública. No formulário da pesquisa, clicando em cada um dos artigos da LDO vigente, é possível para o cidadão fazer um comentário e, ao final, apresentar a sugestão de temas que porventura não tenham sido abordados nos artigos da lei, contribuindo assim para o aprimoramento da elaboração do texto final do PLDO 2023.

O processo da consulta popular é coordenado pela Secretaria de Economia e Planejamento, que, entre suas competências, elabora projetos de lei dos planos plurianuais, de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual do Estado, além de realizar a gestão orçamentária.

O PLDO deve ser enviado ao Poder Legislativo até o final do mês de abril de cada exercício, de acordo com o que estabelece a legislação.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 99507-4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro promove 1º Seminário Municipal sobre Primeira Infância no dia 25

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim promoverá, na terça-feira...

Brasil vence Argentina e avança no qualificatório Pré-Olímpico

Brasil avança para semifinais em torneio classificatório para o...

União Progressista busca conquistar vagas na Câmara e na Assembleia em eleição acirrada

A União Progressista (UPB), federação formada pelo União Brasil...

Cachoeiro avança na elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA)

Cachoeiro de Itapemirim deu um passo significativo no fortalecimento...

Mutirão Marataízes em Ação traz atendimento no Agosto Lilás

Mutirão de Serviços em Marataízes Atende Moradores com Ações...

STJ restabelece sanções a cursos de medicina com baixo Enamed

STJ Restabelece Medidas do MEC a 107 Instituições de...

Aviação brasileira atinge 59 milhões de passageiros em 2026

Brasil registra recorde de passageiros em voos domésticos nos...

Dia D de multivacinação em Marataízes para crianças e adolescentes

Marataízes Realiza Dia D de Multivacinação para Crianças e...

SINE de Anchieta oferece 28 vagas de emprego; procure a Casa do Cidadão

SINE de Anchieta oferta 28 vagas de emprego para...