Governo ESCarnaval 2023 tem segundo menor número de homicídios desde 2001

Carnaval 2023 tem segundo menor número de homicídios desde 2001


O Carnaval de 2023 no Espírito Santo apresentou o segundo menor índice de assassinatos desde 2001, de acordo com os dados do Observatório da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Das 18h da última sexta-feira (17) até as 23h59 dessa quarta-feira (22), foram registrados 16 homicídios. No domingo (19), nenhuma morte violenta ocorreu em todo o Estado.

O menor registro da série histórica de Carnaval aconteceu ano passado, quando 14 homicídios foram contabilizados. Porém, cabe destacar que em 2022 a folia oficial (shows, blocos, entre outros) não foi realizada, por conta da pandemia da Covid-19, assim como em 2021, que apresentou 19 assassinatos nesse feriado.

Dos 16 homicídios registrados durante o feriado de Carnaval 2023, sete ocorreram na Região Metropolitana da Grande Vitória, três na Região norte, dois na região sul, três na região noroeste e um na região serrana. Dois desses casos foram em locais de festa, sendo um em Marataízes e outro em Jacaraípe, na Serra.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, destacou o planejamento das forças de segurança e disse que não existe qualquer clima de comemoração, mas de reconhecimento pelo resultado alcançado.

“Claro que não queríamos nenhuma morte em nosso Carnaval. É um período que historicamente temos problemas, pois além de envolver grandes multidões, tem a questão de consumo em excesso de bebidas, o tráfico de entorpecentes, que não para. Mas entendemos que dentro do possível oferecemos segurança a quem veio curtir o Carnaval no Espírito Santo. A grande maioria das confusões e problemas que registramos foi fora do horário determinado pelas administrações municipais, dos blocos e festas oficiais. Agora, vamos trabalhar para manter índices baixos também no nosso dia a dia”, afirmou Ramalho.

Zero feminicídio e morte de mulheres

Durante os dias de folia, em relação a mortes, um dado a se comemorar no Espírito Santo. Nenhuma mulher foi assassinada durante os dias de folia, seja por causas de violência doméstica, que gera o feminicídio, ou por qualquer fator. Atualmente, no geral, o Estado apresenta redução de homicídios do sexo feminino, sendo oito casos em janeiro desse ano, contra 15 no mesmo mês do ano passado.

“Esse sim é um dado a se comemorar. Nenhuma morte de mulher nesse período, em que elas sofrem tanto com assédio, a questão da violência doméstica. Temos que conseguir tornar essa situação normal. Ninguém é dono de ninguém e o feminicídio é um crime de covardia. Essa cultura tem que acabar. Ficamos sem morte de mulher no Carnaval e esperamos que nenhuma mais ocorra”, disse o secretário Alexandre Ramalho.

Atendimento à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Master Anchieta FC e Iriri EC se enfrentam na final do Campeonato Municipal Master 2026 em Anchieta

A grande expectativa toma conta de Anchieta, onde a...

Cachoeiro realiza mutirão para atualização do Cadastro Único e agiliza atendimentos

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Atividades Físicas Gratuitas: Onde Praticar em Anchieta com a Saúde Pública

A prática regular de atividade física é essencial para...

Cachoeiro: Prazo para inscrições na Feira Verde 2026 termina em 7 de agosto

As instituições de ensino de Cachoeiro de Itapemirim, incluindo...

Prefeito e vice de Santa Maria de Jetibá são expulsos do PL por indisciplina

O Partido Liberal (PL) de Santa Maria de Jetibá,...

Brasil domina Chile em abertura do Sul-Americano de Basquete

Na estreia do torneio qualificatório Sul-Americano para a AmeriCupW,...

Resultado parcial do Auxílio-Transporte para estudantes de Piúma – 2026

Resultado Parcial do Auxílio-Transporte para Estudantes é Divulgado em...

Anchieta lança projeto Fale Sem Medo: espaço seguro para dúvidas de adolescentes sobre saúde

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal...