Cachoeiro de ItapemirimCachoeiro comemora 35 anos do ECA com programação de atividades voltadas à...

Cachoeiro comemora 35 anos do ECA com programação de atividades voltadas à infância

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), está celebrando os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao longo de julho com diversas atividades de conscientização e mobilização. As ações têm como finalidade fortalecer a rede de proteção aos jovens no município e destacar a importância do respeito aos seus direitos.

O ECA, promulgado em 13 de julho de 1990, é um marco legal que assegura os direitos das crianças e adolescentes no Brasil. Para evidenciar essa importância na comunidade local, a Semdes está colaborando com o Conselho Tutelar, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A programação conta com rodas de conversa, oficinas, palestras, mobilizações nas escolas e atividades comunitárias, todas voltadas para sensibilizar a população sobre o papel fundamental da proteção e valorização dos direitos infantojuvenis.

No contexto das atividades “Creas nas Escolas”, diversas palestras estão programadas em escolas como a Emeb José Paineiras e a Emeb Monteiro Lobato, além de atividades em diferentes CRAS, que incluem rodas de conversa com Conselhos Tutelares e atividades lúdicas. As ações têm início em 02 de julho e se estendem até o final do mês, com um encerramento marcado para o dia 31 em frente ao Supermercado Casagrande, onde vários equipamentos e convidados se reunirão.

Entre as atividades nos CRAS, destaca-se a participação ativa de grupos de convivência que realizarão bate-papos, quizzes e palestras, abordando temas como direitos e deveres das crianças. Essa variedade de ações visa reforçar o compromisso da cidade de Cachoeiro com o futuro das novas gerações, buscando envolver a comunidade em discussões que promovam um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento dos jovens.

Além disso, a Semdes enfatiza que ações de conscientização como essas são essenciais para manter viva a importância do ECA e contribuir para uma sociedade que valoriza o bem-estar das crianças e adolescentes. Em um momento em que a proteção dos direitos dos jovens é mais necessária do que nunca, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim se mobiliza para envolver todos os cidadãos na construção de um futuro mais justo e saudável para as próximas gerações.

Cachoeiro realiza programação especial em julho pelos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Flamengo bate Ferroviária por 1 a 0 nas quartas do Brasileirão Feminino

Flamengo vence Ferroviária e abre vantagem nas quartas de...

Podcast “Crianças Sabidas” Explica Eleições 2026 aos Pequenos

Podcast Infantil Explica Eleições Gerais de Forma Lúdica ao...

Venezuela fecha acordo histórico com EUA para produção de petróleo

Venezuela e EUA Firmam Acordo Histórico para Aumento da...

Última chance: renegociação de dívidas termina nesta segunda-feira

Novo Desenrola Brasil encerra na próxima segunda-feira: Oportunidade para...

Cachoeiro promove palestra para homens sobre combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Procon de Cachoeiro promove encontros comunitários sobre direitos do consumidor

O Procon de Cachoeiro de Itapemirim está promovendo o...

RJ: Justiça autoriza estado a gerir clube e pousada do CV

Justiça do Rio de Janeiro autoriza governo estadual a...

Prefeitura de Anchieta inicia recadastramento funcional de servidores efetivos em 31/08

A Prefeitura de Anchieta dará início ao Recadastramento Funcional...

Bandeira tarifária de energia seguirá amarela em setembro de 2023

Bandeira Tarifária Amarela é Mantida em Setembro e Impacta...