Cachoeiro de ItapemirimCachoeiro realiza seminário sobre políticas públicas para a primeira infância

Cachoeiro realiza seminário sobre políticas públicas para a primeira infância

Cachoeiro de Itapemirim deu um importante passo no fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças com a realização do 1º Seminário Municipal Intersetorial pela Primeira Infância. O evento, promovido pelo Comitê Municipal Intersetorial pela Primeira Infância, aconteceu no auditório do Senac e reuniu profissionais de diversas áreas com o propósito de ampliar o diálogo e a integração da rede de proteção infantil.

O seminário foi realizado em alusão ao Agosto – Mês da Primeira Infância, e concentrou-se na articulação de políticas públicas que visam a promoção, proteção e garantia dos direitos das crianças. A programação teve início com uma apresentação cultural de flauta doce por crianças da Instituição Casa Verde, ressaltando a importância da expressão artística e cultural no processo de desenvolvimento e fortalecimento de vínculos.

Durante a solenidade de abertura, diversos representantes do setor público marcaram presença, incluindo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Éder Botelho; a secretária municipal de Educação, Simone Beiriz; e o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Paulo Sérgio Moreira Nóbrega. A presença de profissionais da Assistência Social, Educação, Saúde e do Sistema de Garantia de Direitos destacou o objetivo do seminário: promover uma atuação integrada na construção e execução das políticas para a primeira infância.

A programação técnica começou com uma explanação de José Tadeu Marino, subsecretário de Articulação de Políticas Intersetoriais, que enfatizou a relevância da atuação na Primeira Infância. Em seguida, o promotor Paulo Sérgio discorreu sobre o papel do Sistema de Garantia de Direitos na promoção do desenvolvimento infantil, enquanto a pedagoga Polyana Fim Pacheco trouxe à tona os marcos do desenvolvimento e as estratégias de intervenção profissional.

Outro painel importante foi apresentado pela enfermeira Franciane Nunes Robbi Cocco, que discutiu a Vigilância do Desenvolvimento Infantil e a colaboração entre Saúde, Educação e Assistência Social. O seminário culminou com um debate entre os participantes, propiciando um espaço para a troca de experiências e reflexões que podem aprimorar a atuação das instituições envolvidas na rede de proteção.

Mais do que um evento de capacitação, o 1º Seminário Municipal Intersetorial pela Primeira Infância em Cachoeiro de Itapemirim serviu para estreitar laços entre os diversos profissionais e instituições que trabalham em prol das crianças e seus direitos. A iniciativa ressalta a importância de um atendimento coordenado e humanizado, capaz de identificar necessidades e desenvolver ações integradas que promovam a proteção e o desenvolvimento desde os primeiros anos de vida.

O seminário também reafirmou o comprometimento da administração municipal com o investimento em políticas que impactem positiva e duradouramente a vida das crianças. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) continua a trabalhar em prol de uma rede qualificada, garantindo às crianças condições adequadas para crescer com dignidade, proteção e oportunidades.

Foto: Pedro Jr/PMCI.

Seminário fortalece integração da rede de proteção à primeira infância em Cachoeiro – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Seminário em Marataízes promove ações contra a violência às mulheres

Marataízes promove seminário sobre enfrentamento à violência contra mulheres Marataízes,...

Marataízes discute futuro promissor com Porto Central em reunião

Encontro entre municípios discute o desenvolvimento regional e investimentos...

Alison dos Santos quebra recorde mundial dos 400m com 45s80

Alison dos Santos quebra recorde mundial nos 400 metros...

Inscrições abertas para cursos gratuitos de beleza em Cachoeiro até 10 de setembro

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos em Cachoeiro...

Marataízes em Ação traz serviços e alegra Lagoa Funda na quinta-feira

Marataízes Realiza Mutirão de Serviços em Lagoa Funda No último...

Seminário em Piúma discute Educação Especial e fomenta troca de experiências

Seminário Municipal sobre Educação Especial promove formação em Piúma Na...

Cachoeiro inicia reforma da Praça de Fátima com investimento de R$ 7 milhões

A reforma da Praça de Fátima, em Cachoeiro de...

PNAD Contínua: desocupação é de 5,3% e subutilização é de 13,0% em julho.

Segundo os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por...

Prazo para escolas escolherem livros didáticos vai até 8/9/2023

Prazo para Escolha de Livros Didáticos nas Escolas Públicas...