Com o objetivo de proporcionar recursos para o desenvolvimento, implantação e modernização das agroindústrias capixabas, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) está com duas novas linhas de financiamento disponíveis para contratação. O investimento em modelos de negócio agroindustriais permite o beneficiamento da produção, com aumento da renda aos produtores e a articulação de cadeias produtivas do setor agroalimentar, proporcionando o desenvolvimento regional alinhado as potencialidades locais.
As linhas disponíveis, Pronamp e Moderagro, são recursos provenientes de repasse do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e se destinam a projetos rurais de pessoas física, podendo a Linha Moderagro atender também a cooperativas de produção. Para a contratação desses financiamentos, o Bandes está subsidiando as condições operacionais das linhas BNDES. Dessa forma, o empresário interessado em investir na agroindústria tem menor custo com o investimento.
A iniciativa promovida pelo Bandes funciona da seguinte maneira: parte dos custos e encargos que o empresário teria com a contratação com o banco nacional tem valor reduzido. Ou seja, torna-se mais vantajoso para o empresário capixaba fazer a contratação de linhas de financiamento do BNDES, por meio do repasse do Bandes. Com as melhores condições de contratação, as empresas podem retomar a capacidade de investimento.
De acordo com o gerente Comercial e de Relacionamento do Bandes, Ezequiel Loureiro Nascimento, a iniciativa faz parte da estratégia do Bandes em fomentar setores estratégicos para o desenvolvimento da economia capixaba, e para isso, os empresários do campo têm apoio do banco.
“A disponibilidade de diferentes fontes de recursos oferecidas pelo Bandes permite ao banco ampliar a oferta de crédito com condições adequadas para contratação”, destaca Ezequiel Loureiro Nascimento, gerente Comercial e de Relacionamento do Bandes.
O setor agroindustrial tem grande importância para impulsionar a economia de diversos municípios que têm foco na produção agrícola. Afinal, ao falamos em agroindústria, as fronteiras entre o campo e as fábricas deixam de existir. Isso porque, a agroindústria compreende um conjunto de atividades ligadas à transformação de matérias-primas vindas de diferentes segmentos, como agricultura, pecuária, aquicultura e silvicultura.
Entre as opções de investimentos ofertadas pelo Bandes com as linhas de financiamento, estão às ligadas a aquisição de maquinário, contribuído para a melhoria da qualidade dos produtos agroindustriais, oferecendo soluções tecnológicas inovadoras e de grande impacto para a produção.
Importância do setor
De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a agroindústria tem participação de aproximada de 6% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, no beneficiamento, na transformação dos produtos e no processamento de matérias-primas provenientes da agropecuária, promovendo dessa forma maior integração do meio rural com a economia de mercado.
BNDES Automático/Moderagro
Objetivo: Apoiar e fomentar os setores da produção, beneficiamento, industrialização, acondicionamento e armazenamento de produtos da apicultura, aquicultura, avicultura, chinchilicultura, cunicultura, floricultura, fruticultura, olivicultura, horticultura, ovinocaprinocultura, ranicultura, sericicultura, suinocultura e de palmáceas, erva-mate, nozes, pesca e cana-de-açúcar para produção de cachaça, com prazo de até 120 meses, com carência de até 36 meses inclusa.
BNDES/Pronamp 2022-2023
Objetivo: Promover o desenvolvimento das atividades rurais produtivas dos médios produtores rurais, por meio de crédito para inversões fixas e semifixas em bens e serviços relacionados com a atividade agropecuária, com prazo de até 96 meses, incluída carência de até 36 meses.
Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br
www.bandes.com.br/credito
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 981316987 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br
Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo