Brasil e Estados Unidos Retomam Negociações Comerciais em Meio a Tarifa e Conflitos Internacionais
O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, juntamente com representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), se prepararam para uma reunião marcada para a próxima semana com o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR). Esta reunião, cujas datas ainda serão confirmadas, representa um passo importante na tentativa de retomar as negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, seguindo a recente conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, que ocorreu nesta sexta-feira (21). Durante a ligação, que se estendeu por uma hora e 20 minutos, ambos os líderes se mostraram abertos ao diálogo, especialmente no que tange às tarifas impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros.
O contato entre o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços e o USTR foi motivado pela necessidade de resolver as disputas comerciais que surgiram em decorrência das tarifas americanas. O governo brasileiro tem considerado as justificativas para estas tarifas, que envolvem questões como desmatamento, propriedade intelectual e combate à corrupção, como infundadas. Lula enfatizou que tais medidas prejudicam os interesses de ambos os países e defendeu a retomada das negociações como forma de manter uma relação comercial saudável e produtiva.
Além das questões tarifárias, Lula e Trump abordaram também temas de segurança, discutindo a cooperação no combate ao crime organizado. O presidente brasileiro destacou a importância de uma ação conjunta entre as nações e mencionou as iniciativas do governo brasileiro para enfrentar esse desafio, como a Lei Antifacção e o recém-criado Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, em Manaus. A conversação entre os dois presidentes indicou uma abertura para aprofundar os laços comerciais e de segurança, com Trump comprometendo-se a designar representantes de alto escalão para dar continuidade às discussões. As conversas também tocaram em temas globais, como os conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, com Lula defendendo soluções diplomáticas em vez de confrontos armados.

Ministros do Brasil e EUA vão retomar negociação comercial
Fonte: Agencia Brasil.
Economia

