Vitória Miranda Conquista o Título em Roland Garros em Dobradinha Histórica
A tenista em cadeira de rodas Vitória Miranda, de apenas 17 anos, fez história nesta sexta-feira (6), ao se consagrar campeã nas categorias de simples e duplas do torneio de Roland Garros, na França. Com essa impressionante vitória, ela se junta a um seleto grupo de atletas que conquistaram o Grand Slam, tendo já faturado dois títulos no Aberto da Austrália no início da temporada. A mineira, atual número 1 do mundo no ranking juvenil e 17ª entre as tenistas profissionais, enfrentou a norte-americana Sabina Czauz na final de simples, onde venceu de forma convincente por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, em apenas 59 minutos de partida.
Após a primeira vitória, Vitória retornou à quadra ao lado da belga Luna Grup, com quem já havia conquistado o título de duplas na Austrália. Juntas, elas repetiram a dose no saibro parisiense, derrotando a sueca Emma Gjerseth e a norte-americana por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, garantindo assim o segundo troféu do dia.
“Estou muito feliz com os meus títulos! Consegui colocar em prática tudo o que venho treinando. Quando entrei em quadra, já sabia que era o meu momento. Todas as vezes que perdi para ela, eu perdi antes para mim mesma, e decidi que desta vez isso não aconteceria. Nas duplas, também deu tudo certo”, declarou Vitória, em entrevista à Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
A performance de Vitória Miranda nesta temporada coloca-a em evidência no cenário internacional, com os olhares voltados para suas aspirações de conquistar todos os quatro principais torneios da temporada: Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open. O presidente da CBT, Alexandre Farias, elogiou o desempenho da atleta: “O tênis em cadeira de rodas brasileiro vive um momento de afirmação e conquistas históricas. Vitória Miranda brilhou mais uma vez e sagrou-se campeã de Roland Garros, consolidando-se como um dos grandes nomes do circuito juvenil internacional.”
Na disputa masculina, o mineiro Luiz Calixto também se destacou ao chegar à final em ambas as modalidades, mas terminou como vice-campeão tanto na chave de simples quanto em duplas. Na final individual, Calixto foi superado pelo austríaco Maximilian Taucher, com um placar de 2 sets a 0 (3/6 e 0/6). Já nas duplas, ele e o belga Alexander Lantermann não conseguiram vencer a dupla formada pelo norte-americano Charlie Cooper e o austríaco, também perdendo por 2 sets a 0 (4/6 e 0/6).
A vitória de Vitória Miranda não apenas simboliza um marco para sua carreira, mas também um importante passo para o reconhecimento e o crescimento do tênis em cadeira de rodas no Brasil, inspirando futuras gerações de atletas.
Vitória Miranda é campeã juvenil de simples e duplas em Roland Garros
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes

