Governo ESGoverno do ES mobiliza 56 municípios para 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+

Governo do ES mobiliza 56 municípios para 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+

Mobilização em Favor da Comunidade LGBTQIA+ no Espírito Santo Ganha Força

Nos últimos meses, 56 dos 78 municípios do Espírito Santo convocaram conferências, seja de forma autônoma ou participando de etapas regionais, demonstrando um significativo fortalecimento das políticas públicas voltadas para a população LGBTQIA+. A mobilização é coordenada pelo Conselho Estadual LGBT+ (CELGBT+), com o respaldo da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), e conta com a ativa participação da sociedade civil, movimentos sociais e órgãos públicos.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, ressaltou a importância desse envolvimento: “É um momento de diálogo, debate e definição de representantes que tornarão a etapa estadual bastante plural, com propostas de políticas públicas que assegurem direitos, equidade e dignidade para a comunidade LGBTQIA+.”

As conferências, que incluem etapas municipais, regionais e temáticas, têm como objetivo central debater propostas e eleger delegados para a Etapa Estadual, marcada para ocorrer de 1º a 3 de agosto de 2025. A convocação de novas conferências pode acontecer até esta quarta-feira (30), com as reuniões sendo realizadas até 31 de maio.

Calendário de Conferências

A etapa estadual será realizada de 1º a 3 de agosto, quando 33 delegados serão eleitos para representar o estado na Conferência Nacional, que ocorrerá entre 21 e 25 de outubro, em Brasília. Confira os encontros previstos:

  • 07/05 – Conferência Regional com pessoas de Muqui, Mimoso do Sul e Apiacá.
    Local: Centro de Convivência da Pessoa Idosa – Mimoso do Sul/ES

  • 12/05 – Guarapari.
    Local: CREAS

  • 13/05 – Conferência com pessoas de Alfredo Chaves, Iconha, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Piúma, Itapemirim e Marataízes.
    Local: Marataízes

  • 17/05 – Serra.
    Local: CMJ de Jardim Carapina

  • 24/05 – Conferência Regional reunindo pessoas de Boa Esperança, Jaguaré, Pinheiros, Vila Pavão, Vila Valério, Ponto Belo, Mucurici, São Mateus, Montanha, Nova Venécia, Pedro Canário.
    Local: CRJ São Mateus

  • 30/05 – Conferência Regional reunindo pessoas de Linhares, Colatina, Sooterama, São Roque do Canaã, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Alto Rio Novo, São Domingos do Norte e Marilândia.
    Local: APAE de Colatina

Conferências Temáticas

Além das conferências regionais, quatro conferências temáticas foram organizadas para abordar segmentos específicos da população LGBTQIA+. Em outubro do ano anterior, ocorreu a conferência sobre Envelhecimento LGBTQIA+, em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI). Em março deste ano, discutiu-se o tema “LGBTQIA+ vivendo com HIV/AIDS”, e estão programados mais dois encontros:

  • 18/05 – Pessoas LGBTQIA+ Privadas de Liberdade
    Local: Penitenciária de Segurança Média II, em Viana.

  • 21/05 – Pessoas LGBTQIA+ de Terreiro
    Local: Casa Gold – Vitória.

Informações Adicionais

Para mais informações, o Conselho Estadual LGBT+ pode ser contatado pelo telefone (27) 98801-0725. A Gerência de Políticas de Diversidade Sexual e Gênero da SEDH está disponível pelo telefone (27) 3134-1424.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz
Telefone: (27) 3134-1414
E-mail: comunicacao@sedh.es.gov.br

Fonte: Governo ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro de Itapemirim se prepara para o Casamento Comunitário no dia 29 de outubro

No próximo dia 29, Cachoeiro de Itapemirim celebrará a...

“Polícia Civil realiza ‘Dia D’ da Operação Caminhos Seguros e prende 4 suspeitos na Grande Vitória”

Operação Caminhos Seguros 2026: Ação conjunta resulta em quatro...

Rüdiger se firma como pilar no Real Madrid: renovação contratual está próxima!

Real Madrid avança na renovação de contrato com Antonio...

Cachoeiro promove caminhada em defesa dos direitos da infância e adolescência

Na manhã da última segunda-feira (18), a Prefeitura de...

Polícia Civil do ES Recupera 104 Celulares em Ação do Projeto Recupera

Polícia Civil do Espírito Santo Realiza Recuperação de Celulares...

Enem 2026: Inscrição automática para alunos do 3º ano público

MEC Implanta Inscrição Automática para Enem dos Estudantes de...

Desafio de humanizar tratamento na luta antimanicomial no Brasil

No Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18...

40% ainda não entregaram a declaração do IR a 11 dias do prazo final

40,3% dos Contribuintes Ainda Não Declararam Imposto de Renda...

Corrida de Santa Rita em Conduru reúne atletas e valoriza a tradição local em Cachoeiro

A tarde de sábado (16) foi um verdadeiro espetáculo...