sábado 31 de maio de 2025
Governo ESSedurb realiza encontro com estudantes de Cobilândia para debater Macrodrenagem

Sedurb realiza encontro com estudantes de Cobilândia para debater Macrodrenagem


A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizou, nesta terça-feira (28), um bate-papo com os alunos do Ensino Médio da Unidade Escolar Sesi Cobilândia, vinculada à Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), no município de Vila Velha. Entre os assuntos apresentados, estiveram a importância das obras de macrodrenagem, as ações desempenhadas pela Sedurb e como funciona o orçamento estadual para realização das obras.

O encontro contou com a participação do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, e da subsecretária de Estado de Saneamento e Programas Urbanos, Zilma Peterli Lyra.

Foi desenvolvida uma abordagem prática e descontraída sobre o contexto e importância das obras de macrodrenagem realizadas pelo Governo do Estado. “Tenho certeza que todos que participaram terão uma visão diferente das obras que beneficiam diretamente suas famílias, vejo muito futuro e potencial na nossa juventude e acredito que esta oportunidade irá auxiliar no crescimento deles, também quero agradecer à Findes e aos alunos do Ensino Médio da Unidade Escolar Sesi Cobilândia”, declarou Marcus Vicente.

 

Ao todo, são nove municípios atendidos: Vila Velha, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, São Mateus, Viana, Piúma e Serra. São mais de R$ 600 milhões de investimento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Sedurb, para minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas.

A subsecretária de Estado de Saneamento e Programas Urbanos, Zilma Peterli Lyra, destacou a importância do encontro. “É extremamente gratificante compartilhar informações sobre as obras de drenagem da Grande Cobilândia com alunos que são diretamente impactados pelos alagamentos na região”, afirmou.

As obras de macrodrenagem podem incluir a construção de canalizações subterrâneas, galerias de águas pluviais, diques, reservatórios, entre outras estruturas. Essas obras são planejadas levando em consideração o clima da região, o tipo de solo e a topografia, a fim de maximizar a eficácia e a durabilidade do sistema de drenagem.

“O investimento em obras de macrodrenagem é uma iniciativa importante para prevenir enchentes e inundações em áreas urbanas. Essas obras são projetadas para gerenciar o escoamento de águas pluviais em grandes volumes, evitando que a água se acumule em ruas e casas”, pontuou o secretário.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Sedurb
Fernanda Magalhães
27 3636-5002 / 99661-7588
fernanda.magalhaes@sedurb.es.gov.br/

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Top 5

Confira Mais

Governo do ES realiza oficinas para planejar uso sustentável do litoral

Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Lança Oficinas...

Polícia Civil e EDP flagram furto de energia em lanchonete rural em Cachoeiro

Polícia Civil faz operação em Cachoeiro de Itapemirim e...

Dzeko livre no mercado: Fluminense pode ter novo centroavante para o Mundial de Clubes!

O Fluminense está em preparação para o Mundial de...

Polícia Civil de Linhares captura foragido por tráfico, roubo e posse ilegal

Polícia Civil do ES Captura Foragido em Operação no...

Conflito no Saara Ocidental: tensão entre Marrocos e Argélia

A região do Saara Ocidental, com extensão semelhante ao...

Presidente do Fluminense provoca torcedores com mistério sobre reforços para o Mundial

Na noite de ontem, Mário Bittencourt, presidente do Fluminense,...

PSG em busca da glória: Luis Enrique garante que time está pronto para a história!

Luis Enrique pode atingir feito inédito com o PSG Luis...
- Advertisement -spot_img