7 de fevereiro de 2026
EconomiaVendas do comércio varejista crescem 0,8% em março de 2025, diz IBGE

Vendas do comércio varejista crescem 0,8% em março de 2025, diz IBGE

Comércio varejista tem crescimento de 0,8% em março de 2025, segundo IBGE

Em março de 2025, o volume de vendas do comércio varejista registrou alta de 0,8% frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado superou o crescimento de 0,5% registrado no mês anterior. A média móvel trimestral do setor avançou 0,6% no período encerrado em março.

Na comparação anual, sem ajuste sazonal, o comércio varejista apresentou queda de 1,0% em relação a março de 2024. Contudo, acumulou alta de 1,2% no ano e 3,1% nos últimos 12 meses.

O comércio varejista ampliado — que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção — cresceu 1,9% em março na série sem ajuste sazonal, após recuo de 0,2% em fevereiro. A média móvel trimestral foi de 1,6% no trimestre encerrado em março, acima dos 0,4% registrados no mês anterior. Frente a março de 2024, o varejo ampliado teve queda de 1,2%, com crescimento de 1,1% acumulado no ano e 3,0% em 12 meses.

Setores com avanços e recuos em março

No período de fevereiro para março de 2025, seis dos oito grupos de atividades investigados no comércio varejista apresentaram alta, com destaque para:

  • Livros, jornais, revistas e papelaria (28,2%)
  • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,0%)
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,5%)
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,2%)
  • Tecidos, vestuário e calçados (1,2%)
  • Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%)

Por outro lado, tiveram variação negativa os setores de móveis e eletrodomésticos (-0,4%) e combustíveis e lubrificantes (-2,1%). No varejo ampliado, as atividades adicionais de material de construção e veículos/motos, partes e peças cresceram 0,6% e 1,7%, respectivamente.

Desempenho em relação a março de 2024

Na comparação com março do ano anterior, cinco dos oito segmentos do comércio varejista tiveram queda:

  • Livros, jornais, revistas e papelaria (-6,9%)
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-6,3%)
  • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,1%)
  • Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,4%)
  • Combustíveis e lubrificantes (-0,8%)

Setores com crescimento nessa mesma base foram móveis e eletrodomésticos (3,3%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,1%) e tecidos, vestuário e calçados (1,4%).

No comércio varejista ampliado, as vendas recuaram 1,2% anuais, com queda notável em veículos e motos, partes e peças (-2,2%) e no atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-3,6%). O setor de material de construção teve alta de 5,2% na mesma comparação.

Receita nominal de vendas em março de 2025

Em relação à receita nominal, o comércio varejista cresceu 1,2% em março frente a fevereiro, totalizando alta acumulada de 7,0% no ano e 8,0% nos últimos 12 meses. No comércio ampliado, a receita subiu 1,5% no mês, acumulando 5,9% no ano e 7,0% em 12 meses.

Detalhes por setores

  • O setor de livros, jornais, revistas e papelaria voltou a registrar queda anual em março de 2025, com retração de 6,9%, a décima primeira consecutiva e a mais intensa desde novembro de 2024 (-11,1%). O acumulado no ano é negativo em 3,7%, e nos últimos 12 meses, também apresenta perda de 5,9%.

  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico, segmento que contempla lojas de departamentos, óticas, joalherias e artigos esportivos, apresentou queda anual de 6,3% em março, o primeiro resultado negativo desde janeiro de 2024. O setor contribuiu com -0,6 ponto percentual para o desempenho global do varejo.

  • Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação tiveram queda de 2,1% nas vendas em relação ao mesmo mês do ano anterior, mantendo tendência negativa iniciada em fevereiro.

  • Hipermercados, supermercados e produtos alimentícios registraram retração de 1,4% na comparação anual, sendo o principal impacto negativo no comércio varejista, com contribuição de -0,8 ponto percentual.

  • Combustíveis e lubrificantes mostraram desaceleração de -0,8% em volume frente a março de 2024, com queda nos últimos 12 meses de 1,0%.

  • Móveis e eletrodomésticos mantiveram alta de 3,3% na comparação anual, marcando o quarto mês consecutivo de crescimento.

  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria completaram 25 meses consecutivos de crescimento, com alta anual de 2,1%.

  • Tecidos, vestuário e calçados tiveram crescimento de 1,4% em março de 2025 sobre o mesmo mês do ano anterior, a nona taxa positiva consecutiva nesse indicador.

  • No comércio varejista ampliado, veículos e motos, partes e peças interromperam período de 21 meses seguidos de alta, registrando queda anual de 2,2%, ainda que mantenham crescimento no acumulado dos últimos 12 meses (10,5%).

  • O atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo acumula oito meses consecutivos de queda, com retração de 3,6% em março e 8,2% nos últimos 12 meses.

  • Material de construção apresentou novamente alta anual, de 5,2% em março, décimo resultado positivo seguido para o setor.

Acumulado do primeiro trimestre de 2025

O comércio varejista cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior, marcando a décima taxa positiva consecutiva em comparação anual. Seis dos oito setores pesquisados registraram avanços nesse período, com destaque para móveis e eletrodomésticos (5,8%) e tecidos, vestuário e calçados (4,0%). Houve recuo em livros, jornais, revistas e papelaria (-3,7%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,5%).

O comércio varejista ampliado também cresceu 1,1% no primeiro trimestre de 2025, sobre igual período de 2024, com destaque positivo para material de construção (6,3%) e veículos e motos, partes e peças (5,3%). O segmento de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou queda de 6,8% no trimestre.

Desempenho regional

Na passagem de fevereiro para março de 2025, o comércio varejista cresceu em 20 das 27 unidades federativas, com as maiores taxas em Paraíba (3,0%), Goiás (2,4%), Piauí (2,1%) e Distrito Federal (2,1%). Amazonas (-5,9%), Sergipe (-2,1%) e Rondônia (-1,2%) tiveram os maiores recuos no período.

Para o comércio varejista ampliado, 20 unidades mostraram crescimento na mesma base, com Paraná (4,7%), Espírito Santo (3,7%) e Paraíba (3,7%) liderando. Rondônia (-2,1%), Amazonas (-1,7%) e Roraima (-1,1%) tiveram as maiores quedas, enquanto Ceará registrou estabilidade (0,0%).

Na comparação com março de 2024, as vendas do comércio varejista caíram em 15 estados, principalmente no Rio de Janeiro (-6,7%), Bahia (-5,6%) e Rio Grande do Norte (-5,0%). Em contrapartida, 12 estados apresentaram alta, entre os quais Amapá (11,0%), Mato Grosso (7,7%) e Piauí (7,4%).

No comércio ampliado, 13 unidades federativas sofreram queda, destaque para Pernambuco (-7,3%), Bahia (-7,1%) e Maranhão (-6,5%). Em 14 estados, houve crescimento, liderado por Amapá (10,0%), Mato Grosso (8,2%), Piauí (8,9%) e Santa Catarina (8,9%).


Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas. Dados referentes às pesquisas do comércio varejista e comércio varejista ampliado, março de 2025.

Em março, vendas no varejo crescem 0,8%

Portal IBGE

spot_img

Top 5

Confira Mais

Futevôlei em Cachoeiro: Semifinais emocionantes marcam a Temporada de Areia 2026

Na noite de quinta-feira (5), a arena do bairro...

Chelsea mira Julián Álvarez: oferta de 100 milhões promete agitar o mercado europeu!

Chelsea se Mobiliza para Reforços no Segundo Semestre À medida...

Carnaval 2026 em Anchieta: Programação Diversificada para Toda a Família!

Carnaval 2026 em Anchieta promete diversão para toda a...

Governo suspende dragagem do Rio Tapajós após protestos indígenas.

Governo Federal Suspende Dragagem do Rio Tapajós Após Mobilizações...

Polícia Civil de Guaçuí Apreende Rifle em Caso de Violência Doméstica

Polícia Civil de Guaçuí Apreende Arma em Caso de...

Lula autoriza uso do FGTS em crédito para filantrópicas até 2030

Hospitais filantrópicos em todo o Brasil poderão em breve...

Semma alerta: proibição de veículos nas praias de Marataízes

Semma Alerta para os Riscos do Estacionamento Irregular nas...

Cachoeiro inicia ano letivo de 2026 com recepção aos alunos na escola Pedro Nolasco

A rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim...

Rodrygo desfalca Real Madrid por lesão e perde duelos decisivos na LaLiga!

Lesão de Rodrygo: Desfalque Importante para o Real Madrid O...