Trump e Lula destacam bom relacionamento em cúpula da Asean na Malásia
Nesta segunda-feira (27), durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), realizada na Malásia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontraram e compartilharam impressões positivas sobre a reunião. Em um tom otimista, Trump descreveria Lula como um “sujeito muito vigoroso”, destacando o potencial para avançar nas negociações entre os dois países.
Em sua fala, Trump ressaltou que, embora não houvesse garantias de um fechamento imediato de acordos, houve um progresso considerável nas conversas sobre tarifas, citando um valor de 50% atualmente em vigor. “Tivemos uma boa reunião. Vamos ver o que acontece… Mas tivemos uma ótima reunião”, afirmou Trump. O presidente americano aproveitou também para parabenizar Lula, que completava anos nesse mesmo dia, desejando “feliz aniversário” ao colega brasileiro.
Um canal de comunicação direto entre os dois líderes foi estabelecido, segundo Lula, que afirmou ter o telefone de Trump e vice-versa. “Estabelecemos uma regra de negociação que toda vez que tiver uma dificuldade eu vou conversar pessoalmente com ele”, declarou Lula em resposta às perguntas de jornalistas ao deixar o hotel. Ao final de sua fala, o presidente brasileiro agradeceu as felicitações pela data comemorativa.
Em coletiva de imprensa anterior, Lula expressou otimismo sobre a resolução das tarifas impostas pelos EUA. Ele destacou sua “boa impressão” sobre a possibilidade de que os dois países cheguem a uma solução nas questões comerciais. “Estou convencido de que, em poucos dias, teremos uma solução definitiva entre Estados Unidos e Brasil”, afirmou Lula, citando uma referência à música do cantor Gonzaguinha, reforçando sua perspectiva positiva sobre o futuro das relações comerciais.
Com informações da agência Reuters.

Trump parabeniza Lula e diz que negociações com Brasil prosseguem
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional

