InternacionalEUA afirma que pode intervir sozinho em países da América Latina

EUA afirma que pode intervir sozinho em países da América Latina

EUA Firmam Acordo Com 16 Países Latino-Americanos para Combate aos Cartéis

Em um momento de crescente tensão envolvendo o Irã, o governo dos Estados Unidos estabeleceu um controvertido acordo com 16 países da América Latina visando o combate aos cartéis de drogas. O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, declarou, em uma conferência realizada na última quinta-feira (5) em Doral, Flórida, que os EUA estão prontos para “agir sozinhos” caso considerem necessário, o que suscitou preocupações sobre possíveis violações da soberania territorial das nações latino-americanas. “A nossa preferência é que façamos isso juntos, em interesse deste hemisfério”, enfatizou Hegseth, ao justificar essa coalizão como parte da política do Corolário Trump à Doutrina Monroe, uma postura que muitos observadores temem que possa levar a intervenções militares diretas na região.

A conferência, que reuniu representantes de países como Argentina, Chile, e Costa Rica, tem gerado reação de acadêmicos e líderes políticos. O professor de geopolítica Ronaldo Carmona chamou as declarações de Hegseth de “ameaça gravíssima”, mencionando que a retórica evoca uma visão histórica de subordinação da América Latina aos objetivos dos Estados Unidos. Carmona enfatiza que a questão do tráfico de drogas deveria ser uma responsabilidade interna dos EUA e não uma justificativa para militarização na região.

O impacto deste acordo se estende a nações com suas próprias dinâmicas de combate ao narcotráfico, como o Brasil e o México, cujos governos reiteraram que qualquer ação nessa área deve respeitar a soberania nacional. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que o combate às drogas deve ser feito em “coordenação e sem subordinação”, enquanto o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva incluiu o narcotráfico em sua agenda de diálogos com Washington, destacando a diferenciação entre ações policiais e questões de defesa territorial.

Conferência no Comando Sul

A conferência ocorreu na sede do Comando Sul dos EUA, responsável por monitorar a América Latina e o Caribe. Hegseth, durante o evento, declarou que os EUA buscam “acesso irrestrito” a áreas estratégicas e ao comércio, visando uma industrialização que, segundo ele, beneficiaria a região. No entanto, esta abordagem gerou críticas de líderes como o presidente colombiano, Gustavo Petro. Ele contestou a necessidade de intervenção dos EUA, afirmando que a Colômbia e a América Latina possuem suas próprias capacidades para lidar com os cartéis.

Enquanto a Argentina, o Equador e o Paraguai estreitam suas relações com Washington, evidência do novo acordo, o país paraguaio avançou com um projeto que permitiria a presença militar dos EUA em seu território. O Equador, por sua vez, anunciou operações conjuntas com os EUA na luta contra os narcotraficantes, embora a proposta de instalação de bases militares estrangeiras no país tenha sido rejeitada pela população em referendo anterior.

Esta nova estratégia dos EUA na América Latina, marcada por acordos bilaterais e cooperações militares, levanta preocupações sobre a soberania das nações da região e os impactos em suas políticas internas de combate ao narcotráfico, reforçando um cenário de complexidade nas relações internacionais deste hemisfério.

Reunião do presidente da Colômbia, Gustavo Petro
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fala à imprensa na 19° Reunião de Cúpula do G20, no Museu de Arte Moderna. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

EUA diz que pode “agir sozinho” em países latinos-americanos

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil de Sooretama realiza operação contra tráfico e apreende drogas

Polícia Civil do ES Cumpre Mandados de Prisão e...

Manchester City e Real Madrid disputam transferência de Enzo Fernández do Chelsea!

Manchester City Almeja Enzo Fernández para o Próximo Verão O...

Polícia Civil prende dois suspeitos de atirar contra PMs em São Mateus

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeitos de Disparos...

Florentino Pérez troca Klopp por Deschamps ou Pochettino no comando do Real Madrid!

Mudanças à Vista: Real Madrid se Prepara para Reformulações...

Cachoeiro recebe investimentos para requalificação urbana e economia local

O governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, anunciou novos...

Governo do ES reforma Teatro Municipal e moderniza espaço cultural em Alegre

Governador do Estado e Prefeito de Alegre Assinam Termo...

Créditos para companhias aéreas visando mitigar aumento de custos

CMN Aprova Nova Linha de Crédito para Companhias Aéreas...

Rafael Primo solicita parecer sobre adiamento das eleições na Câmara de Vila Velha

O vereador Rafael Primo (PT) está mobilizando esforços para...

Apreendidas 100t de coque irregular em Itaguaí, RJ

Operação em Itaguaí apreende 100 toneladas de coque siderúrgico...