23.5 C
Itapemirim
sábado 27 abril 2024

Sesa apresenta sistema de Inteligência Artificial aplicado à Gestão Pública da saúde

Governo ESSesa apresenta sistema de Inteligência Artificial aplicado à Gestão Pública da saúde


Compreender perspectivas e possibilidades do uso da Inteligência Artificial (IA) na Gestão Pública voltada para a saúde. Foi com esse intuito que profissionais da Secretaria da Saúde (Sesa) estiveram reunidos, nesta quinta-feira (20), com a organização da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria. No encontro, foi apresentado um novo sistema que tem realizado uma aproximação da Sesa com a IA.

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, destacou a importância do sistema para a condução e transformação dos dados em informação. “O grande diferencial desse novo processo e projeto para a Secretaria é a oportunidade de transformar dados em informação para a tomada de decisões em um curto período de tempo, além de conseguimos conduzir melhor um sistema que processa informações em segundos”, disse.

O uso da Inteligência Artificial em órgãos públicos vem trazendo benefícios, como a automatização de tarefas; a otimização de processos; o desenvolvimento de serviços; previsão de acidentes; e a identificação de fraudes. Inicialmente, o novo sistema vai trabalhar com os dados relacionados à prestação de contas, mandados judiciais, regulação e os processos da Farmácias Cidadãs Estaduais.

Com o objetivo de produzir formas mais eficientes para lidar com o fluxo de informação de dados, a perspectiva é que demais setores da Sesa também possam estar integradas ao projeto. Além da apresentação do sistema, a reunião contou com momento de tira-dúvidas e do convite às demais áreas da saúde a pensar em soluções que possam fortalecer todo o Sistema Único de Saúde (SUS).

“É um momento importante para a Sesa, com uso de novas tecnologias. Mas queremos também propor um chamado a todas as áreas, pois, sem a participação dos setores nessa construção, só teremos uma grande tecnologia, sendo que o nosso objetivo é ir além da tecnologia, ou seja, trabalhar para que a tecnologia possa melhorar os processos de trabalho e beneficiar a todos”, ressaltou o gerente de Tecnologia da Informação, Marcio Merçon.

Estiveram presentes na reunião os subsecretários de Estado da Saúde, Tadeu Marino, Érico Sangiorgio, Alexandre Aquino, Francisco José Dias, Gleikson Barbosa, além dos representantes da Vigilância em Saúde e das demais gerências que compõem a Sesa.
 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas