O Rio de Janeiro comemora a formação da primeira turma de magistério indígena, um marco na inclusão e no reconhecimento das práticas educacionais voltadas para a valorização cultural indígena. O evento ocorreu no Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, localizado na aldeia Sapukai, em Angra dos Reis. Esta conquista foi alcançada graças a uma colaboração entre a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense (UFF).
Um total de 16 alunos recebeu certificação, após um curso que articulou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com especializações técnico-pedagógicas fornecidas pela UFF. Essa integração tem o objetivo de assegurar que todas as aprendizagens essenciais sejam abordadas, desde a educação infantil até o ensino médio.
Roberta Barreto, Secretária de Educação, considera esse acontecimento histórico para o ensino fluminense, enfatizando que o evento representa uma reparação histórica e um forte orgulho para o estado. Os agora graduados professores estão habilitados para lecionar tanto em sua própria instituição quanto em outras escolas da rede estadual.
A cerimônia de formatura incluiu rituais e atividades culturais importantes, como cânticos sagrados, palestras sobre a educação escolar indígena, uma apresentação de capoeira e a distribuição dos certificados.
Domingos Júnior, diretor-geral da escola, que está em seu cargo há dois anos, expressou sua satisfação ao ver o progresso significativo na educação indígena promovida durante sua gestão, destacando a importância dessa iniciativa para a preservação dos direitos e do respeito aos povos originários.
Tânia Borges, diretora regional pedagógica da região Sul Fluminense, enfatizou a relevância do convênio com a UFF para o sucesso deste programa educacional, o qual permite que a cultura e conhecimento indígenas se perpetuem através das gerações, sendo os alunos instruídos tanto em Guarani Mbyá quanto em Português.
O evento e os resultados refletem uma importante colaboração entre entidades educacionais e governamentais visando a integração efetiva e respeitosa da cultura indígena na educação formal do Brasil.
(Imagens cortesia de Agência Brasil – Credito Agência Brasil)
Rio de Janeiro forma a primeira turma de professor indígena
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