22.1 C
Itapemirim
sexta-feira 19 abril 2024

Projeto Viana Vacinada convoca voluntários para dose de reforço neste domingo (16)

Governo ESProjeto Viana Vacinada convoca voluntários para dose de reforço neste domingo (16)


O Projeto Viana Vacinada inicia uma nova fase da pesquisa depois de conseguir comprovar cientificamente que a aplicação de meia dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz tem efetividade contra a Covid-19 semelhante à prescrição padrão. Agora, toda a população de Viana de 18 a 49 anos, mesmo que não tenha sido voluntária nas etapas anteriores do estudo, está convidada para tomar a meia dose, como reforço. O Dia D de mobilização está marcado para este domingo (16), das 08 às 16 horas. Inclusive quem recebeu a dose convencional dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer pode participar.

A meia dose já está sendo oferecida em todos os postos de vacinação do município. O Dia D de Mobilização está sendo organizado pela Prefeitura de Viana nos seguintes locais: Cemei Manoel Evêncio de Oliveira, em Nova Bethânia; Cemei Maria de Lourdes Coutinho Passos, em Vila Bethânia; Emef Marcílio de Noronha, em Marcílio de Noronha; Emef Orestes Souto Novaes, em Jucu, e na Emef Padre Antunes Siqueira, em Viana Sede.

Nessa nova etapa, além dos participantes já em seguimento com coletas seriadas de exames de sangue, 300 pessoas que fizeram esquema com dose padrão de AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac e que quiserem receber reforço com meia dose AstraZeneca, poderão também realizar exames regularmente para acompanhar a intensidade e a duração da resposta à vacina. O pré-agendamento para esse acompanhamento especial pode ser feito no site vianavacinada.saude.es.gov.br, ou basta comparecer à Policlínica Marcílio de Noronha, no dia 16.

“Comprovada a efetividade da aplicação da meia dose, os resultados serão enviados ao Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Fiocruz e poderão subsidiar as autoridades sanitárias do Brasil e do mundo para dobrarem a capacidade de imunização com a vacina da Fiocruz. Sabemos que, em muitas regiões mais pobres do mundo, o alcance da vacinação tem sido mais limitado. Nos locais com mais acesso ao produto, a oferta de doses de reforço com meia dose também poderá ser aumentada”, afirmou a coordenadora científica do estudo e gerente de Atenção à Saúde do Hucam-Ufes/Ebserh, a médica Valéria Valim.

Ao longo do mês de janeiro, o time de pesquisadores irá estabelecer uma agenda de apresentação dos resultados do Viana Vacinada, tanto para a OMS como para diversos núcleos de pesquisadores e epidemiologistas no Brasil e também de outros países. “Consideramos os resultados do Viana Vacinada suficientes para orientar estratégias de saúde pública tanto na adoção do esquema primário como também neste momento. Estamos autorizados pelo Comitê de Ética a avançar na utilização da meia dose como dose de reforço. Parabenizamos a todo o time de pesquisadores, ao município de Viana, ao Ministério da Saúde, a todos que se mobilizaram na construção desse estudo que terá relevância sanitária internacional para enfrentamento à pandemia da Covid-19”, disse o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Segundo o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, “os moradores de Viana acreditaram no estudo e agora estamos empenhados com o uso da meia dose como dose de reforço.  Há uma relevância sanitária internacional com o que ocorreu em nossa cidade, e nos orgulhamos de poder ajudar”, disse.

Resultados

A continuação do monitoramento científico com o reforço vacinal teve autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). A chancela foi dada diante dos resultados apresentados até agora, em que duas aplicações da metade da medida recomendada na bula da AstraZeneca/Fiocruz mostraram-se efetivas para prevenção de 70% de casos novos e nenhuma ocorrência de internação ou óbito, na população estudada.

Conforme os testes em voluntários, a meia dose foi capaz de induzir a produção de anticorpos neutralizantes em 99,8% dos participantes, resultado semelhante ao alcançado no esquema com dose padrão. Em pré-imunes, ou seja, pessoas que já tiveram a doença ou foram vacinadas anteriormente, uma meia dose foi suficiente para induzir altos títulos de anticorpos neutralizantes. “Isso mostra que a meia dose pode ser usada para reforço no esquema vacinal”, observou o pesquisador da Fiocruz, Olindo Assis Martins Filho.

Um dado que impressiona é que no grupo dos que não tiveram Covid e nem haviam se vacinado antes, a meia dose foi capaz de induzir resposta mais robusta de biomarcadores de imunização (quimiocinas, citocinas e fatores de crescimento) que a prescrição na bula do produto da AstraZeneca. Nos pré-imunes, a produção desses marcadores foi semelhante nos dois grupos. Outra conclusão foi a de que a duração dos eventos adversos foi menor na meia dose que na cheia. Em geral, foram leves e em proporção de pessoas semelhante à da prescrição de fábrica. O estudo foi premiado no Congresso Brasileiro de Infectologia, em dezembro, em Goiânia.

Vacinação

A vacinação com meia dose em Viana aconteceu no dia 13 de junho de 2021 e alcançou 20.685 participantes, entre 18 e 49 anos. A segunda etapa de imunização foi no dia 8 de agosto. Do total de vacinados, 558 foram selecionados para serem monitorados com coleta de amostras sanguíneas para avaliação de respostas imune humoral (produção de anticorpos neutralizantes) e celular.

O projeto Viana Vacinada é coordenado pelo Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), que faz parte da rede Ebserh de hospitais federais, em parceria com a Fiocruz, patrocinado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) da Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), com o apoio da Organização Panamericana de Saúde (Opas), do Ministério da Saúde e da Prefeitura Municipal de Viana.

Serviço

Dia D de vacinação com dose de reforço em Viana

Dia: 16 de janeiro de 2022 (domingo)

Horário: das 08 as 16 horas

Locais: Cemei Manoel Evêncio de Oliveira, em Nova Bethânia; Cemei Maria de Lourdes Coutinho Passos, em Vila Bethânia; Emef Marcílio de Noronha, em Marcílio de Noronha; Emef Orestes Souto Novaes, em Jucu, e na Emef Padre Antunes Siqueira, em Viana Sede.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia Santos

asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Hucam

Duilo Victor Ferreira Junior

(27) 3335-7185

duilo.junior@ebserh.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas