24 de agosto de 2025
PolíticaProjeto que extingue Conselho LGBT em Cariacica é considerado inconstitucional

Projeto que extingue Conselho LGBT em Cariacica é considerado inconstitucional

A proposta do vereador Sérgio Camilo, que visa extinguir o Conselho Municipal de Enfrentamento à Discriminação de Pessoas LGBTI+, tem gerado polêmica e críticas acentuadas. O Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Espírito Santo (NDH/DPES) manifestou sua posição contrária, alegando que a medida representa um "retrocesso social" e uma "violação" do princípio de proteção aos direitos já conquistados pela comunidade LGBTI+.

O Conselho, criado em 2013, é o primeiro do tipo no estado e é reconhecido nacionalmente como um modelo em políticas públicas contra a LGBTfobia. Em seu parecer, o NDH/DPES destaca que a proposta de Camilo não apenas reduz direitos, mas não apresenta nenhuma alternativa viável para a manutenção das funções do conselho. “A proposta representaria um evidente retrocesso social”, afirma o documento.

Além disso, a Defensoria rechaça a justificativa do vereador de que o conselho “não representa em nada” e apenas “cria despesas para o Erário”, defendendo a importância do órgão na promoção e fiscalização de políticas públicas essenciais para a proteção de uma população que enfrenta “violências estruturais e institucionais”. A entidade reitera que o fortalecimento do conselho é imprescindível e que sua existência assegura direitos fundamentais, tendo como base o reconhecimento da dignidade da pessoa humana.

Em relação aos dados alarmantes do Atlas da Violência de 2024, o parecer do NDH/DPES apontou que mais de 8 mil vítimas de violência contra pessoas LGBTI+ foram registradas no Brasil em 2022, com 72,5% dos casos afetando pessoas trans e travestis. A urgência de mecanismos estatais para proteção é, portanto, uma realidade tangível e alarmante.

Rebatendo os argumentos de Camilo, a defensoria menciona precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF), que afirmou que o Estado não pode suprimir direitos já efetivados. “O projeto transmite a falsa impressão de que o recebimento de recursos pelo órgão seria desaproveitado”, conclui, enfatizando que o Legislativo deve promover uma ampliação dos direitos fundamentais.

O projeto, que foi incluído na pauta da Câmara em abril, já encontrou resistência, sendo contestado pela vereadora Açucena (PT), que descreveu a proposta como um “ataque às pessoas LGBT de Cariacica”. Ela ressaltou a necessidade de políticas públicas adequadas para enfrentar a violência que essa população enfrenta, destacando a criação de outras leis pelo vereador que contradizem os direitos LGBTI+ e associam negativamente questões à pornografia e violência.

A proposta agora aguarda análise das comissões de Justiça e de Direitos Humanos, enquanto entidades como o Conselho Estadual LGBT (CELGBT) e o Fórum Estadual LGBT se movem contra a iniciativa, tida como um grande retrocesso para a proteção dos direitos da população LGBTQIA+ no município.

Foto: Redes Sociais

Foto: Redes Sociais

Fonte: Século Diário

Top 5

Confira Mais

Salah brilha e Liverpool enfrenta desafio duríssimo contra o Newcastle!

markdown O casamento perfeito entre Mohamed Salah e Liverpool O atacante...

Polícia Civil do ES prende suspeitos e apreende drogas em operação em Vila Velha

Polícia Civil do ES realiza Operação “Reditus Pacis” em...

Embrapa impulsiona cultura alimentar e turismo no Nordeste do Brasil

Projeto "Paisagens Alimentares" Revoluciona Comunidades Rurais do Semiárido Nordestino Um...

Bayer Leverkusen pode garantir İlkay Gündoğan do Manchester City em negociação!

Manchester City pode perder İlkay Gündoğan para o Bayer...

Selo Verde-ES: Governo do ES promove transparência e abre mercados sustentáveis

Governo do Estado Lança Plataforma Selo Verde-ES para...

Polícia Civil prende homem por crimes em Guaçuí após novo mandado de prisão

Polícia Civil do ES Prende Foragido Acusado de Diversos...

Christensen, do Barcelona, se ausenta de treino após mal-estar e gera preocupação!

Elenco do Barcelona realiza treino leve após vitória sobre...

Brasil deve priorizar alfabetização, afirma especialista educacional.

Brasil Almeja Alfabetização Plena: Meta de 64% até 2025 O...

Polícia Civil e PM apreendem drogas e armas em Itapemirim; dois detidos

Polícia Civil do ES e PM apreendem drogas e...
- Advertisement -spot_img