CulturaObservatório propõe diretrizes para transição energética no Brasil

Observatório propõe diretrizes para transição energética no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2025, solicitou a criação de um plano detalhado para uma transição energética justa, que, segundo recomendações de 161 organizações sociais do Observatório do Clima, deve incluir a redução máxima na exploração de petróleo em favor de energias limpas. Esses grupos propuseram um mapa para direcionar o país para alternativas mais sustentáveis e menos poluentes, visando um futuro econômico e ambientalmente viável.

O plano, que tem como prazo final o dia 6 de fevereiro para sua entrega ao Conselho Nacional de Política Energética, foi dividido em três blocos principais: políticas energéticas de transição, governança e aspectos financeiros. De acordo com Ricardo Fujii, especialista da WWF-Brasil, um plano de transição justo e inclusive contribui para diminuir riscos a curto prazo e expandir oportunidades a longo prazo, sendo uma decisão econômica prudente para o Brasil.

Uma das sugestões mais significativas é a elaboração de um cálculo de quanto combustível fóssil será estritamente necessário durante o período de transição, visando o descomissionamento dos campos de petróleo em final de exploração e a eliminação gradual dos leilões de novos campos no país. Organizações também recomendam a criação de fóruns envolvendo governo, sociedade civil e setor produtivo para a promoção e acompanhamento das políticas de transição energética.

Do ponto de vista financeiro, são sugeridas medidas como a suspensão de novos leilões de petróleo, baseando-se no risco associado aos ativos que podem se tornar obsoletos em um futuro próximo. Além disso, as diretrizes financeiras incluem o término dos subsídios governamentais para a produção de combustíveis fósseis e a realocação dos orçamentos para suportar a transição energética nos planos anuais e plurianuais do governo.

Estas recomendações têm por objetivo não apenas atender aos compromissos internacionais do Brasil em relação ao clima, como estabelecido no Acordo de Paris, mas também mitigar a incidência de eventos climáticos extremos, que têm sido frequentemente vinculados às mudanças climáticas provocadas pela ação humana.

Observatório do Clima entrega recomendações para transição energética

Agência Brasil

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro realiza mobilização para o 18 de Maio contra exploração de crianças e adolescentes

A Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento...

Reuniões decisivas: Hansi Flick conversa com Koundé, Balde e Bardghji no Barça!

Futuro Incerto do Elenco do Barcelona sob a Direção...

Adolescente de 17 anos é apreendido por latrocínio em Guaçuí, ES

Adolescente é apreendido em Guaçuí por ato infracional análogo...

Anchieta abre inscrições para o II Campeonato Municipal de Futebol Master 2026

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal...

Governo do ES promove clássico histórico entre Rio Branco e Vitória no Kleber Andrade

Clássico do Futebol Capixaba no Estádio Estadual Kleber Andrade Nesta...

Formação para Gestores Escolares Temas de Segurança e Gestão de Conflitos em Cachoeiro

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de...

Justiça italiana reafirma cidadania por descendência como eterna.

Corte Suprema da Itália Reconhece Direito à Cidadania Italiana...

Polícia Civil e EDP flagram furto de energia em distribuidora de bebidas em Vila Velha

Polícia Civil e EDP flagram furto de energia em...