Governo ESProjeto da LDO do Governo do Estado para 2023 é encaminhado ao...

Projeto da LDO do Governo do Estado para 2023 é encaminhado ao Legislativo


O Governo do Espírito Santo encaminhou à Assembleia Legislativa, nessa quinta-feira (28), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício de 2023. Entre outros aspectos, o projeto estabelece metas e prioridades da Administração Estadual e diretrizes para elaboração do orçamento anual do Estado para o próximo ano.

Na mensagem, o governador Renato Casagrande ressalta que a “gestão fiscal responsável e o equilíbrio das contas públicas constituem pilares fundamentais no processo que garante as entregas à sociedade, sendo o planejamento orçamentário um instrumento essencial para construção da igualdade de oportunidades para os cidadãos, expansão e melhoria dos serviços públicos e melhoria da qualidade de vida da população”.

Informa ainda que com a elaboração do PLDO 2023 inicia-se o processo de planejamento orçamentário para o próximo exercício, institucionalizado pelos instrumentos legais de planejamento, em consonância com o planejamento estratégico do Governo.

O cenário econômico foi considerado para a projeção da receita na elaboração do projeto de lei, que resulta do trabalho realizado sob a coordenação da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), órgão responsável pela elaboração, execução e acompanhamento do Orçamento Público Estadual em consonância com o Planejamento Estratégico do Governo, segundo explica a secretária de Estado de Economia e Planejamento, Maria Emanuela Alves Pedroso.

Ela lembra que a atual gestão realizou também consulta pública para favorecer o aprimoramento do texto final na elaboração do PLDO. Essa consulta foi realizada de forma virtual, favorecendo a participação e o controle popular da Administração Estadual.

Ainda de acordo com a mensagem do governador, o PLDO compreende, entre outros aspectos, as metas e prioridades da Administração Pública Estadual, a estrutura e organização dos orçamentos, as diretrizes para a elaboração e execução dos orçamentos do Estado e suas alterações, as disposições relativas à dívida pública estadual, as disposições relativas às despesas do Estado com pessoal e encargos sociais, das alterações na legislação tributária e da política de aplicação dos recursos do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Anexos de Metas Fiscais e de Riscos Fiscais também fazem parte do projeto de lei, do qual constam ainda prioridades e metas das nove áreas estratégicas do Governo: Segurança em Defesa da Vida; Educação para o Futuro; Saúde Integral; Agricultura e Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura para Crescer; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; e Gestão Pública Inovadora 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 99507-4071 
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil de ES prende homem por descumprimento de medida protetiva em Linhares

Polícia Civil do Espírito Santo Cumpre Mandado de Prisão...

Governo do ES: Conteúdo não encontrado, utilize a busca para mais informações

Sistema do Governo do Espírito Santo: Notificação de Endereço...

Cachoeiro realiza Mutirão de Empregos com a participação de 200 candidatos à vaga

Cerca de 200 pessoas participaram no último sábado (9)...

Prefeitura de Cachoeiro realiza operação de captura de cavalos soltos na cidade

Na manhã da última quarta-feira (13), a Secretaria Municipal...

Mourinho pede Morita ao Real Madrid: nova esperança para o meio-campo merengue!

Mudanças no Real Madrid: Em busca de novos rumos...

Porto pede R$ 176 milhões para liberar Pepê, cobiçado na Europa e na MLS!

Pepê em Destaque: Porto Conquista Título e Futuro do...

Polícia Civil e Militar prendem suspeito de tráfico em São Gabriel da Palha

Operação Conjunta da Polícia Civil e Militar Resulta na...

Casemiro exalta Kobbie Mainoo: ‘Talento que representa o futuro do Manchester United’

Casemiro elogia Kobbie Mainoo como futuro do Manchester United Em...

Boulos refuta compensação a firmas pelo fim de escala 6×1

O ministro Guilherme Boulos criticou, em audiência pública, a...