24.7 C
Itapemirim
domingo 28 abril 2024

PREFEITO SE REÚNE COM PRODUTORES RURAIS DE ITAPEMIRIM E ANUNCIA DECRETO COM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E – Release PMI

ItapemirimPREFEITO SE REÚNE COM PRODUTORES RURAIS DE ITAPEMIRIM E ANUNCIA DECRETO COM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E - Release PMI

PREFEITO SE RENE COM PRODUTORES RURAIS DE ITAPEMIRIM E ANUNCIA DECRETO COM SITUAO DE EMERGNCIA E

S na produo leiteira calcula-se um prejuzo de mais de 5 milhes de reais

Cerca de 100 (cem) produtores rurais de Itapemirim se reuniram nesta terça-feira (30) com o Prefeito de Itapemirim, Dr. Antônio da Rocha Sales, e o Secretário de Agricultura, Romulo Sobrosa Rodrigues, para tratar sobre a situação do Município, que sofre as consequências da forte estiagem. Na ocasião foi anunciado que está sendo decretada a situação de emergência, que vai possibilitar ampliar os auxílios que a Prefeitura presta ao setor.   

De acordo com a Secretaria de Agricultura só na produção leiteira calcula-se um prejuízo de mais de 5 milhões de reais, números que crescem ainda mais quando acrescentamos nesta conta a redução das arrobas do gado que emagreceu por falta de alimento, a perda de animais, de pastagens e de toda a produção agrícola no geral. Todos esses números foram apresentados em relatório técnico enviado para a Defesa Civil Municipal, Estadual, e para o Ministério da Integração. “Com o levantamento realizado pelo Município, foi necessário decretar situação de emergência no Município” enfatizou o Diretor do Departamento Municipal de Proteção e Defesa Civil, Daniel Brandão Távora.

Para o Prefeito de Itapemirim o decreto é apenas uma parte desse projeto de apoio e recuperação do setor. “Hoje a prioridade é alimentar os animais, socorrer de forma que os produtores não sofram ainda mais com a estiagem. Ajudar o homem do campo a reconstruir a sua lavoura. Mas é só o primeiro passo”, declarou Dr. Antônio Rocha determinando que a Secretaria de Agricultura coloque em prática projetos como o da silagem, as barragens, e outros evitarão transtornos com futuras circunstâncias de escassez hídrica.   

Uma grande preocupação levantada por parte dos produtores presentes na reunião é o reflexo da estiagem no ano que vem, já que os animais não estão emprenhando, as pastagens terão que ser refeitas, e os agricultores terão que refazer muitos de seus plantios. “O nosso estudo técnico prevê essas situações, e como o nosso Prefeito determinou, vamos fazer um trabalho a curto, médio e longo prazo,” garantiu Romulo Sobrosa.

A além de ter enfrentado a situação crítica devido à estiagem, a atual gestão se deparou com grande parte da frota da Secretaria de Agricultura com defeito. Apesar de contar com 11 tratores, apenas 02 (dois) estavam funcionando. Das 06 (seis) retroescavadeiras, apenas 02 (duas) funcionavam, assim como apenas 01 (um) dos três caminhões caçamba estavam em atividade. A escavadeira hidráulica, o caminhão 3/4 e a f 350 também estavam quebrados. Com menos de 60 dias de governo muitos desses equipamentos foram consertados e encontram-se em funcionamento, atendendo o homem do campo. “Nossos caminhões estão diariamente buscando alimento para os animais dos produtores, até mesmo na região do Caparaó, e os maquinários atuam frequentemente na abertura de bebedouros e também enterrando os animais que morrem,” frisou o Secretário de Agricultura.

O encontro reuniu ainda o Vice-Prefeito, Fábio dos Santos Pereira (DaGata), o Secretário de Integridade Governamental e Transparência, Melquisedeque Gomes Ribeiro , o Secretário de Finanças, Saulo Alves,  os vereadores José Lima, Erasto Costa e Lenildo Henriques.

Essa é uma postagem da Assessoria de Comunicação Prefeitura de Itapemirim-ES
#PREFEITO #REÚNE #PRODUTORES #RURAIS #ITAPEMIRIM #ANUNCIA #DECRETO #SITUAÇÃO #EMERGÊNCIA
PREFEITO SE REÚNE COM PRODUTORES RURAIS DE ITAPEMIRIM E ANUNCIA DECRETO COM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E

Fonte: Portal Oficial da Prefeitura de Itapemirim

Para mais informações sobre PREFEITO SE REÚNE COM PRODUTORES RURAIS DE ITAPEMIRIM E ANUNCIA DECRETO COM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E siga nossas redes sociais e saiba tudo o que acontece em Itapemirim. No Capixaba News você sempre recebe as notícias em primeira mão!

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas