Prova Nacional Docente tem prazo de pagamento de taxa estendido até esta quarta-feira
O pagamento da taxa de inscrição para a Prova Nacional Docente (PND), no valor de R$ 85, deve ser efetuado até esta quarta-feira (6) por aqueles inscritos não isentos ou com pedido de isenção reprovado. A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) necessária para efetuar o pagamento foi gerada automaticamente no ato da inscrição e, para aqueles que precisam reemitir o documento, é necessário acessar a Página do Participante no Sistema PND, utilizando o login do portal Gov.br.
A PND, cuja aplicação será realizada em 26 de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem como propósito avaliar conhecimentos e habilidades essenciais ao exercício da docência, oferecendo uma via padronizada e eficiente de ingresso nas carreiras estaduais e municipais de educação. A prova busca ainda simplificar os processos seletivos e garantir a contratação de professores qualificados. Neste ano, o exame teve a adesão de 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais.
A PND será baseada na avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, abrangendo áreas do conhecimento como artes visuais, ciências biológicas e educação física, entre outras, totalizando 17 áreas avaliadas. As questões do exame serão divididas entre formação geral e específica, incluindo itens de múltipla escolha e questões discursivas.
Criada em 2025, a Prova Nacional Docente faz parte do programa “Mais Professores para o Brasil”, iniciativa do governo federal que visa fortalecer a formação docente, promover o acesso ao magistério público e valorizar os profissionais da educação. A prova, que não funciona como um concurso público, a partir de 2026 poderá ser utilizada pelos gestores estaduais e municipais como etapa única ou complementar para a contratação de docentes, embora sua adesão não obrigue o uso dos resultados em todos os processos seletivos.
PND: prazo para pagar taxa de inscrição termina nesta quarta-feira
Educação