PolíticaPolítica | Promulgação da PEC dos Precatórios será fatiada, diz Arthur Lira

Política | Promulgação da PEC dos Precatórios será fatiada, diz Arthur Lira


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC)  23/21, conhecida como PEC dos Precatórios terá promulgação “fatiada”. O objetivo é viabilizar o aumento do Auxílio Brasil. Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), as duas Casas Legislativas farão “o máximo esforço” para promulgar o quanto antes as partes da proposta em que houve acordo. Depois de promulgadas, serão publicadas e entrarão em vigor.

Já as alterações feitas pelo Senado voltam à Câmara para nova apreciação como proposta  independente.

“Nem mercado, bolsa, dólar, empresários, municípios, credores, e muito mais ainda, aqueles que precisam do Auxílio Brasil podem esperar uma tramitação de novo de CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], de comissão especial e de plenário duas vezes. É muito normal que textos comuns possam ser promulgados”, disse Lira, após sair da reunião do colégio de líderes. Segundo Lira, as assessorias de Câmara e Senado definirão o que já pode ser promulgado e o que deve voltar à análise dos deputados.

Na tarde desta quinta-feira (2), o Senado Federal aprovou, por 64 votos a favor e 13 contra, no primeiro turno, e 61 votos a favor e 10 contra, no segundo turno, a PEC dos Precatórios.

Entre as principais modificações feitas pelo relator, está a redução do prazo de vigência do limite no Orçamento destinado ao pagamento dos precatórios. Pelo texto aprovado, o teto de gastos, que restringe o crescimento das despesas à inflação, terá que ser rediscutido novamente em 2026, medida contraria o que desejava o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Ainda segundo a proposta, o espaço fiscal aberto com a restrição do pagamento dos precatórios e a mudança no cálculo do teto de gastos do governo – um total de R$ 106 bilhões – será inteiramente destinado a fins sociais, como programas de combate à pobreza e extrema pobreza, saúde, assistência social e previdência.

Fonte: Agencia Brasil

Publicação autorizada por Agencia Brasil Conteúdo – Todos os direitos reservados. Copyright © 2020

spot_img

Top 5

Confira Mais

Planalto derrota Realidade Jovem e avança à final da A3

Planalto Avança para a Final do Brasileirão Feminino A3...

Seca e mudanças climáticas ameaçam vida nômade na Mongólia

Título: Desafios e Esperanças dos Nômades Mongóis Frente à...

ONS limita geração de energia pela 2ª vez no ano

Operador Nacional do Sistema Elétrico Aciona Plano Emergencial pela...

Cruzeiro vence Flamengo e ajuda Palmeiras na tabela do Brasileirão

Cruzeiro Derruba Flamengo em Grande Estilo no Mineirão Neste sábado...

Anticipação do Simples Nacional para 2027: adesão em setembro

Regime do Simples Nacional Passa por Mudanças: Prazo de...

Paulino Neves no Maranhão realiza eleição simulada para 2026

Paulino Neves/MA: Cidade Realiza Pleito Simulado em Preparação para...

Encceja 2026: provas acontecem hoje em todo o Brasil. Boa sorte!

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e...

Terremoto de magnitude 5,9 atinge Japão e deixa dez feridos

Terremoto de Magnitude 5,9 Abala Regiões do Japão e...

Brasil termina Mundial de Rúgbi em cadeira de rodas na 11ª posição

Brasil encerra participação no Campeonato Mundial de Rúgbi em...