PolíticaPolítica | Promulgação da PEC dos Precatórios será fatiada, diz Arthur Lira

Política | Promulgação da PEC dos Precatórios será fatiada, diz Arthur Lira


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC)  23/21, conhecida como PEC dos Precatórios terá promulgação “fatiada”. O objetivo é viabilizar o aumento do Auxílio Brasil. Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), as duas Casas Legislativas farão “o máximo esforço” para promulgar o quanto antes as partes da proposta em que houve acordo. Depois de promulgadas, serão publicadas e entrarão em vigor.

Já as alterações feitas pelo Senado voltam à Câmara para nova apreciação como proposta  independente.

“Nem mercado, bolsa, dólar, empresários, municípios, credores, e muito mais ainda, aqueles que precisam do Auxílio Brasil podem esperar uma tramitação de novo de CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], de comissão especial e de plenário duas vezes. É muito normal que textos comuns possam ser promulgados”, disse Lira, após sair da reunião do colégio de líderes. Segundo Lira, as assessorias de Câmara e Senado definirão o que já pode ser promulgado e o que deve voltar à análise dos deputados.

Na tarde desta quinta-feira (2), o Senado Federal aprovou, por 64 votos a favor e 13 contra, no primeiro turno, e 61 votos a favor e 10 contra, no segundo turno, a PEC dos Precatórios.

Entre as principais modificações feitas pelo relator, está a redução do prazo de vigência do limite no Orçamento destinado ao pagamento dos precatórios. Pelo texto aprovado, o teto de gastos, que restringe o crescimento das despesas à inflação, terá que ser rediscutido novamente em 2026, medida contraria o que desejava o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Ainda segundo a proposta, o espaço fiscal aberto com a restrição do pagamento dos precatórios e a mudança no cálculo do teto de gastos do governo – um total de R$ 106 bilhões – será inteiramente destinado a fins sociais, como programas de combate à pobreza e extrema pobreza, saúde, assistência social e previdência.

Fonte: Agencia Brasil

Publicação autorizada por Agencia Brasil Conteúdo – Todos os direitos reservados. Copyright © 2020

spot_img

Top 5

Confira Mais

Prestação de Contas do Auxílio Transporte Universitário 2026/1 em Piúma: Fique Atento!

Estudantes de Piúma Devem Ficar Atentos à Prestação de...

SINE de Anchieta oferece 32 novas vagas de emprego; confira como se candidatar!

O SINE de Anchieta anunciou a disponibilidade de 32...

Volume de serviços no Brasil cai 0,4% em maio após alta em abril

Volume de Serviços no Brasil Recua em Maio de...

Copa do Mundo Feminina no Brasil pode gerar R$ 8,8 bilhões em 2027

Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil: Um...

Resultado da 1ª chamada do Prouni 2026/2 já disponível

Divulgados os Resultados da Primeira Chamada do ProUni 2026/2 O...

Itaipava inaugura a primeira Praça da Inclusão de Itapemirim

Itapemirim é Contemplada com Novo Equipamento Público em Itaipava Itapemirim,...

Abono salarial de setembro e outubro liberado hoje

O pagamento do abono salarial de 2026 começa nesta...

Cachoeiro participa dos Jogos Escolares com equipe de atletismo dedicada e promissora

A equipe de atletismo de Cachoeiro de Itapemirim teve...