24.7 C
Itapemirim
domingo 28 abril 2024

Poesia, espetáculos de dança e muita música estão na programação do Festival Parque Aberto

Governo ESPoesia, espetáculos de dança e muita música estão na programação do Festival Parque Aberto


O Parque Cultural Casa do Governador, localizado na Praia da Costa, em Vila Velha, será palco de mais uma edição do Festival Parque Aberto, no próximo domingo (20), com uma programação repleta de poesia, dança e muita música. Tudo isso ao ar livre, tendo ao redor 21 esculturas monumentais criadas por artistas capixabas e de outros estados brasileiros. 

O evento é gratuito, mediante apresentação de ingressos, que devem ser retirados na plataforma Sympla. Os portões serão abertos às 9h, com entrada permitida até meio-dia. Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.

Ao todo, serão disponibilizados 1.000 ingressos a partir do meio-dia desta terça-feira (15). Para ter acesso, basta clicar neste link. Os ingressos são limitados a duas unidades por CPF. Além disso, é necessário ter uma conta cadastrada na plataforma Sympla para conseguir retirar. 

A programação cultural tem início com o lançamento do podcast No Ar: Poesia Capixaba. Sob o comando de Ivny Matos e Fernando Gasparini, o programa celebra inúmeros poetas do Espírito Santo, traduzindo a linguagem poética para o formato do podcast, de modo dinâmico, leve e descontraído, com o intuito de apresentar os autores a um público novo (sobretudo os mais jovens).

Fernando Gasparini e Ivny Matos, do podcast No Ar: Poesia Capixaba (foto: João Vitor Barbosa)

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), o podcast estreou em 1º de agosto, com uma edição inteiramente dedicada à escritora Suely Bispo. Durante o Festival Parque Aberto, Ivny e Fernando vão conduzir um programa “ao vivo”, para apresentar ao público o projeto e os poetas homenageados. Alguns deles estarão presentes e também vão declamar versos de sua autoria.

Na sequência, o Reverence Studio de Dança apresentará uma série de coreografias de diversas modalidades, como flamenco, dança contemporânea, hip-hop e balé. Em atividade desde 2015 e acreditando no poder da dança de encantar e emocionar o público, o grupo pretende levar beleza e alegria para o Parque Cultural Casa do Governador.

O Reverence Studio de Dança apresentará uma série de modalidades, como o flamenco (Foto: Divulgação)

A programação conta ainda com o guitarrista e compositor Gean Pierre. Em formato de trio, acompanhado pelo pianista Pedro de Alcântara e pelo percussionista Léo de Paula, o músico apresenta o show “Caieiras”. No repertório, estão músicas de seus dois primeiros álbuns, Imagem e Trio (disponíveis nas plataformas digitais), além de obras que farão parte de seu terceiro disco, “Caieiras”.

O guitarrista e compositor Gean Pierre apresenta o show “Caieiras” (Foto: Mariana Garcia)

A segunda atração musical da manhã é o Duo Severino, que se apresenta com um formato enxuto: guitarra, baixo, voz e bases pré-gravadas em uma performance sonora cheia que, ao mesmo tempo, evidencia a proposta da dupla de ser uma “banda de bolso”, de fácil locomoção, cabendo em qualquer palco, casa ou evento.

O projeto explora uma sonoridade própria e diversa, flertando com gêneros musicais variados, mas tendo a MPB como pano de fundo. Além da releitura de inúmeros sucessos, o Duo Severino apresenta também um repertório autoral.

Apresentando-se como uma “banda de bolso”, o Duo Severino aposta num repertório versátil (Foto: Divulgação) Apresentando-se como uma “banda de bolso”, o Duo Severino aposta num repertório versátil (Foto: Divulgação)

Para encerrar a programação do Festival Parque Aberto, a Banda de Congo Jovens de Manguinhos leva para o Parque Cultural Casa do Governador um dos mais tradicionais ritmos da cultura popular capixaba, reconhecido como Patrimônio Imaterial do Espírito Santo.

Formado por homens e mulheres que cumprem a missão de preservar a tradição do antigo congo de sua comunidade, o grupo surgiu em 2002, na Serra, participando do ciclo folclórico e religioso do município, apresentando-se em festivais culturais e eventos sociais.

Criada em 2002, a Banda de Congo Jovens de Manguinhos preserva a tradição popular (Foto: Divulgação)

O parque

Inaugurado em 2022, em Vila Velha, o Parque Cultural Casa do Governador é uma das mais novas iniciativas culturais do país que propõem um diálogo entre a arte contemporânea e a natureza. Os três eixos temáticos do projeto – ambiental, histórico e artístico – são explorados nos 93 mil metros quadrados de área disponíveis para a visitação. No eixo artístico, os visitantes podem conhecer as 21 obras de arte, sendo 10 temporárias e 11 permanentes, selecionadas pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio de um edital que foi lançado em 2021, com investimento de R$ 1,3 milhão.

A visitação é gratuita e, durante a semana, acontece às terças-feiras e quintas-feiras, das 8h às 17h, mediante agendamento pelo telefone (27) 3636-1032.

Regras do parque

Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:

  • Não há estacionamento no parque. Quem for de carro pode estacionar gratuitamente no Crefes, próximo ao parque. Mas as vagas são limitadas e sujeitas à lotação;
  • Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso;
  • A entrada no parque será permitida até o meio-dia;
  • A permanência no parque será até as 13 horas (encerramento do evento);
  • O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda;
  • É proibido retirar plantas do parque;
  • É proibido fumar no local;
  • É proibido entrar com bebidas alcoólicas;
  • Não é permitido usar área da praia;
  • É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
  • É permitido entrar com bicicleta, mas não pode pedalar dentro do parque; Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.

Serviço:

Festival Parque Aberto

Quando: 20/08 (domingo)

Horário: a partir das 9h

Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha.

Entrada gratuita

Os ingressos poderão ser retirados neste link, a partir do meio-dia da próxima terça-feira (15).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult-ES
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas