Estudantes do ensino médio da rede pública nascidos em março e abril recebem hoje, 29 de julho, a quinta parcela do programa Pé-de-Meia 2025. O depósito de R$ 200 é parte de uma série de incentivos financeiros destinados a fomentar a frequência e o desempenho escolar.
O programa, gerido pela Caixa Econômica Federal com recursos do Ministério da Educação (MEC), exige que os beneficiários mantenham uma presença mínima de 80% nas aulas para qualificar-se ao incentivo. Esta parcela beneficiará cerca de 3,2 milhões de estudantes em todo o país.
Segundo o calendário divulgado pelo governo, os pagamentos seguem um cronograma baseado no mês de nascimento dos alunos. Até o dia 4 de agosto, todos os estudantes elegíveis terão recebido os valores correspondentes. O depósito ocorre automaticamente em uma conta poupança aberta no nome dos estudantes pela Caixa, onde o valor pode ser sacado ou movimentado através do aplicativo Caixa Tem.
Além do incentivo por frequência, o Pé-de-Meia oferece outras modalidades de ajuda financeira, incluindo um incentivo por matrícula e bonificações por desempenho em avaliações educacionais e participação no Enem. Ao final do ensino médio, um estudante pode acumular até R$ 9,2 mil em benefícios, condicionados à conclusão dos estudos e à certificação.
O Pé-de-Meia é uma iniciativa do governo federal para promover maior inclusão educacional e reduzir a desigualdade social, ao reforçar a permanência dos jovens estudantes na escola e viabilizar a conclusão desta importante etapa de formação.
(Foto: Caixa/Divulgação – Brasília (DF), 28/03/2025, Programa Pé-de-Meia)
Para mais informações sobre o programa, os estudantes e seus responsáveis podem acessar o aplicativo Jornada do Estudante, do MEC, onde é possível verificar o status dos pagamentos e detalhes do programa. Informações adicionais também estão disponíveis no aplicativo Caixa Tem e no aplicativo Benefícios Sociais.
Pé-de-Meia: nascidos em março e abril recebem 5ª parcela
Economia