24.3 C
Itapemirim
sábado 27 abril 2024

PCES celebra 10 anos do Projeto Papo de Responsa com curso de ampliação – Notícias da Polícia Civil ES

PolíciaPCES celebra 10 anos do Projeto Papo de Responsa com curso de ampliação - Notícias da Polícia Civil ES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) promoverá, nesta terça-feira (28), o evento de Comemoração dos 10 anos do Projeto Papo de Responsa. O projeto busca transformar atitudes, quebrar paradigmas e oferecer novas oportunidades para adolescentes e jovens. Na ocasião, também será realizada a abertura do workshop Estratégias na Segurança Escolar.

Celebrando uma década de transformação e diálogo, o projeto Papo de Responsa é desenvolvido pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES), com o objetivo de orientar crianças, adolescentes e jovens sobre questões ligadas à vulnerabilidade juvenil, como futuro, escolhas, convivência familiar, drogas e violência. Para isso, policiais civis visitam escolas e centros comunitários, realizando palestras em forma de bate-papo.

Durante o evento, serão destacados os impactos positivos desse programa ao longo desses 10 anos. A história do Projeto Papo de Responsa no Espírito Santo é marcada por uma trajetória significativa na promoção da segurança escolar e na construção de diálogo com os jovens. Desde seu surgimento, o programa tem sido uma iniciativa fundamental da Polícia Civil, introduzindo abordagens policiais preventivas e buscando compreender as nuances da metodologia do Papo de Responsa.

A execução do projeto envolve etapas cruciais, como escuta ativa, planejamento estratégico, diagnóstico das necessidades e elaboração de um plano de aula adaptado à realidade capixaba. Sensibilização, interação e reflexões moldando a metodologia para se adequar aos diversos contextos escolares.

Os temas abordados, como bullying, cyberbullying, comunicação não violenta e construção de uma cultura de paz, refletem o compromisso do programa em lidar com questões relevantes para a segurança e bem-estar dos estudantes.

Curso de multiplicadores do Papo de Responsa

O objetivo do curso é ampliar o alcance do Programa Papo de Responsa, promovendo a reflexão sobre a importância da prevenção no ambiente escolar no Espírito Santo. Capacitando os policiais civis para uma interação direta e eficaz com os jovens, fornecendo-lhes as ferramentas, metodologias e abordagens aplicadas no Programa Papo de Responsa.

O curso formará 23 profissionais para impulsionar a expansão do Projeto. A formação visa potencializar a atuação dos profissionais, permitindo uma abordagem mais efetiva e sensível ao lidar com questões relacionadas aos adolescentes e jovens. 


Workshop Estratégias na Segurança Escolar

O Workshop é voltado aos Agentes Públicos, Secretarias de Educação, Diretores, Pedagogos e Professores. Serão apresentadas algumas das melhores práticas em prevenção e alternativas para interagir com o público jovem, por meio de um programa não formal, promovendo uma cultura de paz.

Serviço:

O Projeto Papo de Responsa visita escolas públicas e particulares e instituições de atenção social, associações de moradores e qualquer outra organização que tenha interesse em oferecer este tipo de orientação. Interessados em agendar uma palestra podem fazer contato diretamente com a coordenação do Projeto, pelos telefones (27) 3222-5986 e (27) 99618-7873 ou ainda, pelo e-mail papoderesponsa@pc.es.gov.br.

Texto: Olga Samara Gomes

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Informações à Imprensa:
Matheus Foletto/ Olga Samara
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111
comunicapces@gmail.com



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas